Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas (2015)
- Autor:
- Autor USP: MELLO FILHO, SILVIO FERRAZ - ECA
- Unidade: ECA
- Assunto: COMPOSIÇÃO MUSICAL
- Language: Português
- Abstract: De um modo geral as áreas práticas das artes, dentre as quais a composição musical, são espaços interdisciplinares, com implicações conceituais e técnicas, que colocam em jogo diversas áreas de conhecimento bem como as outras práticas artísticas. No universo da arte todo material facilmente se transforma em ideia poética. Porém cada material tem sua resistência e impõe suas regras, com o que facilmente uma aproximação poética pode transformar-se em discurso de legitimação. Visando ir além desta relação de legitimação, e dar ênfase à criação musical enquanto produto de estudos acadêmicos, este pequeno artigo traz propõe um debate conceitual buscando pensar a composição musical dentro de um jogo que articula filosofia, biologia, física, literatura, linguística, as tecnologias eletrônicas e digitais, e técnica composicional (implicando aqui aspectos analíticos e históricos da música) mas de modo que sua interação com disciplinas distintas se dê de fato sem anular a força própria ao domínio da criação: evitando assim cair na esterilidade dos domínios, seja técnico seja conceitual, de puras elucubrações
- Imprenta:
- Publisher place: Montenegro
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Revista da FUNDARTE
- ISSN: 2319-0868
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, n. 29, p. 150-159, jan./jun. 2015
-
ABNT
FERRAZ, Sílvio. Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas. Revista da FUNDARTE, v. 15, n. ja/ju 2015, p. 150-159, 2015Tradução . . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002721419.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Ferraz, S. (2015). Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas. Revista da FUNDARTE, 15( ja/ju 2015), 150-159. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002721419.pdf -
NLM
Ferraz S. Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas [Internet]. Revista da FUNDARTE. 2015 ; 15( ja/ju 2015): 150-159.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002721419.pdf -
Vancouver
Ferraz S. Composição musical como campo de diálogo: para além das disciplinas [Internet]. Revista da FUNDARTE. 2015 ; 15( ja/ju 2015): 150-159.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002721419.pdf - Música como ação
- Três experiências da forma momento: um modelo formal do agora
- Pensando a música em seu movimento: = To think music in the movement
- Entretempo, a escuta no ponto cego da música
- A ética da performance musical
- Composição, análise, invenção
- Tornar sonoras linhas e distâncias
- Cinco invenções sobre diferença e repetição: composicoes e analises
- O corpo do tempo: uma leitura de “Prologue” de Gérard Grisey
- Aspectos técnicos, estéticos e composicionais em Graphein de Raphael Cendo
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas