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O caráter ambivalente da música em Jean-Jacques Rousseau (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: BARROS, LEONARDO CANUTO DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLF
  • Assuntos: FILOSOFIA MODERNA; MÚSICA; NATUREZA; MORAL; RAZÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Trata-se de investigar o caráter ambivalente da música na teoria de Jean-Jacques Rousseau. O filósofo defende, ao mesmo tempo, os traços naturais da sinfonia, que lhe concedem o acento enérgico responsável por movimentar os sentimentos do ouvinte, e os aspectos artificiais que a constituem, resultantes da moralidade necessária para que a música seja de fato expressiva. Essa conciliação entre os elementos racional (harmonia) e patético (melodia) reforça o combate do filósofo genebrino contra a teoria ramista.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.03.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BARROS, Leonardo Canuto de. O caráter ambivalente da música em Jean-Jacques Rousseau. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-15072015-153423/. Acesso em: 20 set. 2024.
    • APA

      Barros, L. C. de. (2015). O caráter ambivalente da música em Jean-Jacques Rousseau (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-15072015-153423/
    • NLM

      Barros LC de. O caráter ambivalente da música em Jean-Jacques Rousseau [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-15072015-153423/
    • Vancouver

      Barros LC de. O caráter ambivalente da música em Jean-Jacques Rousseau [Internet]. 2015 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-15072015-153423/

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