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Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: ROSA, LEONARDO SANTANA NUNES - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAE
  • Subjects: ECONOMIA DA EDUCAÇÃO; ENSINO MÉDIO; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS
  • Keywords: Economics of education; Public high school and impact analysis
  • Language: Português
  • Abstract: A proficiência e o fluxo de estudantes são desafios importantes a serem enfrentados pelos vários níveis de ensino no Brasil, em especial no ensino médio. Cientes desse desafio, setor público e sociedade civil têm buscado melhorar esses indicadores por meio de alguns programas. O programa Jovem de Futuro é uma dessas iniciativas. Direcionado às escolas públicas de ensino médio, o programa objetiva melhorar a proficiência e fluxo dos alunos por meio de um conjunto de ações focadas em capacitação para a gestão e auxílio financeiro para as escolas. Com o objetivo de verificar o impacto sobre esses resultados, as escolas participantes foram selecionadas por meio de um sorteio aleatório. O presente trabalho realizou análises de impacto desse programa em diferentes dimensões. As estimativas encontradas indicam que o programa teve impacto sobre as notas dos estudantes em quatro das cinco regiões participantes. Quando estatisticamente significante, esse impacto foi de no mínimo 0, 158? para língua portuguesa e 0, 176? em matemática. Com a intenção de entender se os impactos foram diferenciados para determinados grupos de estudantes e escolas, foram também realizadas análises de heterogeneidade. Os resultados apontaram que o programa não teve efeitos diferenciados para os perfis de estudantes analisados. Por outro lado, quando os perfis de escolas são analisados, as estimativas apontam que os estudantes de escolas com melhores indicadores no período pré-tratamento podem ter sido maisbeneficiados. O trabalho também realizou a análise de impacto para a probabilidade de evasão e reprovação dos estudantes tratados. Os resultados apontaram que o tratamento diminuiu as chances de evasão e reprovação em regiões onde o programa estabeleceu metas para esses fatores. Finalmente, diante das diferentes direções de impacto sobre notas e fluxo, realizou-se também uma análise de impacto sobre o IDEB. As análises indicaram que em locais onde a piora do fluxo foi relevante os resultados no IDEB não avançaram da mesma maneira do que nas notas dos estudantes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.06.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      ROSA, Leonardo Santana Nunes. Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-21082015-112704/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Rosa, L. S. N. (2015). Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-21082015-112704/
    • NLM

      Rosa LSN. Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-21082015-112704/
    • Vancouver

      Rosa LSN. Avaliação de impacto do Programa Jovem de Futuro [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-21082015-112704/

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