A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza (2015)
- Authors:
- Autor USP: CRESCITELLI, EDSON - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79
- Subjects: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; INTERNET; BLOGS
- Language: Português
- Abstract: Uma garota adora maquiar-se e decide colocar vídeos de suas melhores maquiagens na internet, apresentando cada um dos produtos utilizados. Começa a receber muitos acessos de outras garotas que não sabem se maquiar muito bem e querem aprender. Esse evento ganha escala e o vídeo recebe muitos acessos; mais vídeos são postados, novas maquiagens, um blog, um público que a acompanha. Essa resenha é apenas um exemplo de um fenômeno recente gerado pela internet e que provoca uma indagação: será que esse tipo de blog (ou a “blogueira”) é capaz de influenciar o comportamento de compra do consumidor? Assim, o objetivo deste artigo é entender se a “blogueira” exerce influência sobre o processo decisório de compra de seus seguidores. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva, incluindo revisão teórica sobre temas pertinentes e uma pesquisa empírica com 652 seguidores. Os resultados sugerem que existe influência do blog sobre o comportamento de compra dos consumidores e que ela varia de acordo com o nível de envolvimento dos seguidores.
- Imprenta:
- Publisher place: São Bernardo do Campo
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Comunicação & Sociedade
- ISSN: 2175-7755
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 37, n. 2, p. 49-79, maio/ago. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
CRESCITELLI, Edson e TAGAWA, Yuim. A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza. Comunicação & Sociedade, v. 37, n. 2, p. 49-79, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Crescitelli, E., & Tagawa, Y. (2015). A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza. Comunicação & Sociedade, 37( 2), 49-79. doi:10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79 -
NLM
Crescitelli E, Tagawa Y. A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza [Internet]. Comunicação & Sociedade. 2015 ; 37( 2): 49-79.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79 -
Vancouver
Crescitelli E, Tagawa Y. A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza [Internet]. Comunicação & Sociedade. 2015 ; 37( 2): 49-79.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79 - Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação
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Informações sobre o DOI: 10.15603/2175-7755/cs.v37n2p49-79 (Fonte: oaDOI API)
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