Avaliação do vocabulário receptivo de crianças usuárias de implante coclear (2015)
- Autores:
- Autores USP: CAMPOS, PATRICIA DANIELI - FOB ; JACOB, REGINA TANGERINO DE SOUZA - FOB ; ALVARENGA, KATIA DE FREITAS - FOB ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: IMPLANTE DA CÓCLEA; LINGUAGEM; VOCABULÁRIO
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A audição está diretamente relacionada à linguagem oral e à interação do indivíduo com o ambiente e seus pares. Possibilita o acesso auditivo aos sons da fala, favorece a aprendizagem, e por meio da via auditiva a criança poderá atribuir significados aos sons percebidos e consequentemente adquirir a linguagem oral. O diagnóstico da perda auditiva precoce é indispensável para o desenvolvimento das habilidades auditivas e linguagem oral próxima à normalidade. A linguagem oral é necessária para a adequação da criança implantada em escola regular, visto que, as informações são transmitidas oralmente pelos professores. O principal objetivo do implante coclear (IC) é proporcionar o acesso auditivo e a percepção auditiva dos sons da fala, a fim de favorecer a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral em crianças e trazer melhor comunicação também para os adultos entre os pares ouvintes. A literatura mostra que a idade na cirurgia influencia no desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva, porém, o principal fator para sucesso no prognóstico é a participação familiar na linguagem expressiva, receptiva e vocabulário receptivo. O Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) é frequentemente utilizado para avaliação do vocabulário receptivo de usuários de IC. Estudos mostram que o vocabulário receptivo das crianças e adolescentes usuários de IC encontramse aquém da normalidade quando comparados a seus pares ouvintes com mesma idade cronológica, porém devese considerar a idade auditiva (idade cronológica menos a idade na cirurgia do IC) dessa população, pensando na audição como prérequisito para o desenvolvimento da linguagem oral. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de avaliar o vocabulário receptivo de crianças e adolescentes usuários de implante coclear.Metodologia: Por meio do TVIP foram avaliados 17 crianças e adolescentes usuários de IC, reabilitados com linguagem oral e inseridos em escola regular. Composto por 125 itens com quatro figuras em cada página, a criança/adolescente deveria indicar a figura correspondente à palavra dita pelo examinador no TVIP. O escore padrão é obtido através da subtração dos erros obtidos no total de itens analisados entre base e teto. A pontuação média considerada é 100 com desvio padrão (DP) de 15 pontos. Resultados: Ao analisar os escores obtidos pelos participantes segundo a idade cronológica, observouse uma média de 64,8 (DP=25,3), ou seja, três DP abaixo da normalidade do teste. Na categorização da pontuação 23,5% não conseguiram a pontuação mínima necessária, 76,5% foram categorizados entre as classificações baixa inferior e média. Na mesma análise, porém considerando a idade auditiva os participantes tiveram uma pontuação média de 86,4 (DP=20,2), apenas um DP abaixo da média da normalidade. Quando categorizados de acordo com a pontuação, 17,6% estavam acima da média, 17,7% na média, 58,8% abaixo da média e apenas 5,9% não conseguiram pontuação mínima para categorização. Conclusão: Os participantes se encontram aquém da pontuação esperada no TVIP como normalidade, porém, ao avaliar usuários de IC é preciso considerar a idade auditiva para melhor caracterizar o desenvolvimento do vocabulário receptivo.
- Imprenta:
- Editora: Academia Brasileira de Audiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: EIA - Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
CAMPOS, Patricia Danieli et al. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças usuárias de implante coclear. 2015, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2015. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Campos, P. D., Jacob, R. T. S., Ventura, L. M. P., Alvarenga, K. de F., & Moret, A. L. M. (2015). Avaliação do vocabulário receptivo de crianças usuárias de implante coclear. In Anais. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia. -
NLM
Campos PD, Jacob RTS, Ventura LMP, Alvarenga K de F, Moret ALM. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças usuárias de implante coclear. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Campos PD, Jacob RTS, Ventura LMP, Alvarenga K de F, Moret ALM. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças usuárias de implante coclear. Anais. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Perda auditiva unilateral em crianças
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