Protocolo educativo para pacientes em uso de anticoagulante oral: construção e validação (2014)
- Autores:
- Autor USP: DANTAS, ROSANA APARECIDA SPADOTI - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/0104-07072014001440013
- Assuntos: ANTICOAGULANTES; EDUCAÇÃO EM SAÚDE (ENFERMAGEM)
- Idioma: Português
- Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre a construção e validação de um protocolo educativo aos pacientes em uso de anticoagulante oral. Com base na Teoria Social Cognitiva de Bandura identificaram-se três fases necessárias para compor o protocolo educativo. O levantamento bibliográfico sobre anticoagulante oral auxiliou na elaboração do conteúdo de cada fase desse protocolo. Como resultado, tivemos na fase de atenção e retenção a elaboração da orientação verbal e escrita. Na fase de reprodução e motivação foi realizado um reforço por contato telefônico. Por último, na fase de desempenho espera-se melhoria na avaliação dos desfechos relacionados ao uso de anticoagulante oral. Definido o protocolo educativo, prosseguimos para validação de face e de conteúdo. Esse processo permitiu adequações na versão final do protocolo educativo construídoSe trata de un relato de experiencia sobre la construcción y validación de un protocolo educativo para pacientes en fase de uso de anticoagulación oral. Con base en la Teoría Cognitiva Social de Bandura se identificó tres fases necesarias para componer el protocolo educativo. La revisión de la literatura sobre anticoagulante oral ayudó a preparar el contenido de cada fase del protocolo. Como resultado, en la fase de la atención y retención se dio la elaboración de orientación verbal y escrita. En la fase de la reproducción y motivación fue realizado un refuerzo por contacto telefónico. Finalmente, en la fase de desempeño se espera la mejora en la evaluación de los resultados relacionados al uso de anticoagulante oral. Definido el protocolo educativo se dio la validación de la cara y el contenido. Este proceso permitió adaptaciones que permitieron la finalización de la construcción del protocolo educativo
- Imprenta:
- Local: Florianópolis
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Texto e Contexto Enfermagem
- ISSN: 0104-0707
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 23, n. 3, p. 799-806, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
PELEGRINO, Flávia Martinelli et al. Protocolo educativo para pacientes em uso de anticoagulante oral: construção e validação. Texto e Contexto Enfermagem, v. 23, n. 3, p. 799-806, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072014001440013. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Pelegrino, F. M., Bolela, F., Corbi, I. S. de A., Carvalho, A. R. da S., & Dantas, R. A. S. (2014). Protocolo educativo para pacientes em uso de anticoagulante oral: construção e validação. Texto e Contexto Enfermagem, 23( 3), 799-806. doi:10.1590/0104-07072014001440013 -
NLM
Pelegrino FM, Bolela F, Corbi IS de A, Carvalho AR da S, Dantas RAS. Protocolo educativo para pacientes em uso de anticoagulante oral: construção e validação [Internet]. Texto e Contexto Enfermagem. 2014 ; 23( 3): 799-806.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072014001440013 -
Vancouver
Pelegrino FM, Bolela F, Corbi IS de A, Carvalho AR da S, Dantas RAS. Protocolo educativo para pacientes em uso de anticoagulante oral: construção e validação [Internet]. Texto e Contexto Enfermagem. 2014 ; 23( 3): 799-806.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072014001440013 - Adaptação cultural e validação do Questionário de Senso de Coerência de Antonovsky em uma amostra de pacientes cardíacos brasileiros
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Informações sobre o DOI: 10.1590/0104-07072014001440013 (Fonte: oaDOI API)
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