Memória verbal e visuoespacial de crianças com alteração primária de fala e linguagem (2015)
- Autores:
- Autor USP: ASSENçO, ANA MANHANI CáCERES - FM
- Unidade: FM
- Sigla do Departamento: MFT
- Assuntos: MEMÓRIA; MEMÓRIA DE CURTO PRAZO; LINGUAGEM; CRIANÇAS; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; FONOAUDIOLOGIA; DISTÚRBIOS DA FALA
- Palavras-chave do autor: Child language; Distúrbios da fala; Joint diseases; Language; Language development; Language development disorders; Language disorders; Linguagem infantil; Memória de curto prazo; Memory short-term; Speech disorders; Speech Language and hearing sciences; Transtornos do desenvolvimento da linguagem
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: O presente estudo comparou o desempenho de crianças brasileiras com distúrbio específico de linguagem (DEL), transtorno fonológico (TF) e desenvolvimento típico de linguagem (DTL) em memória de curto prazo e operacional nas modalidades verbal e visuoespacial. A hipótese central do estudo era de que o grupo com distúrbio específico de linguagem teria um desempenho aquém do observado nos demais grupos, nos dois tipos de memória e nas duas modalidades, enquanto o grupo com transtorno fonológico teria prejuízos apenas na modalidade verbal. Métodos: Participaram do estudo 60 crianças de ambos os gêneros e com faixa etária entre 5 anos e 6 anos e 11 meses, divididas igualmente em três grupos, com base em seu desenvolvimento de fala e linguagem. Todas apresentavam audição normal e rendimento intelectual não verbal adequado. Para a caracterização dos sujeitos, foram avaliados vocabulário expressivo, fonologia, discriminação auditiva para fonemas e nível socioeconômico. A avaliação experimental foi composta pelo teste de memória de curto prazo fonológica e por oito tarefas do Automated Working Memory Assessment, que avalia a combinação dos dois tipos de memória e suas duas modalidades (curto prazo verbal, operacional verbal, curto prazo visuoespacial e operacional visuoespacial). Resultados: A comparação entre os tipos e as modalidades de memória revelou que os três grupos apresentaram o mesmo padrão. Na modalidade verbal, o melhor desempenho ocorreu na memória de curtoprazo, enquanto na modalidade visuoespacial, ocorreu na memória operacional. Já na memória de curto prazo, o melhor desempenho ocorreu nas tarefas verbais, enquanto na memória operacional, ocorreu nas tarefas visuoespaciais. A comparação entre os grupos revelou que os sujeitos com DEL tiveram desempenho inferior aos dois outros grupos em todas as combinações de tipos e modalidades de memória, com exceção da memória de curto prazo verbal e operacional visuoespacial, nas quais obtiveram desempenho similar ao grupo com TF. Já os sujeitos com TF tiveram desempenho inferior ao grupo com DTL apenas na modalidade verbal. A idade e o nível socioeconômico não demonstraram influenciar tal desempenho, porém, o rendimento intelectual não verbal, o vocabulário expressivo, a fonologia e a discriminação auditiva foram identificados como variáveis mediadoras. Por fim, a análise discriminante evidenciou que essas medidas foram capazes de discriminar corretamente 78,3% dos sujeitos, sendo que 75% foram corretamente classificados como DEL, 65% como TF e 95% como DTL. Conclusões: Ainda que os três grupos tenham demonstrado padrão semelhante de desempenho quanto ao tipo e modalidade de memória, o grupo com DEL apresentou um prejuízo que não se restringe à modalidade verbal, enquanto o grupo com TF demonstrou prejuízo exclusivamente na modalidade verbal. Tais achados confirmam a hipótese central formulada e contribuem para a compreensão da extensão e dos possíveis mediadores do comprometimentoda memória de indivíduos com DEL. Descritores: memória; memória de curto prazo; linguagem infantil; linguagem; desenvolvimento da linguagem; transtornos do desenvolvimento da linguagem; transtornos da linguagem; fonoaudiologia; distúrbios da fala
- Imprenta:
- Data da defesa: 21.05.2015
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ABNT
ASSENÇO, Ana Manhani Cáceres. Memória verbal e visuoespacial de crianças com alteração primária de fala e linguagem. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-12082015-154446/. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Assenço, A. M. C. (2015). Memória verbal e visuoespacial de crianças com alteração primária de fala e linguagem (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-12082015-154446/ -
NLM
Assenço AMC. Memória verbal e visuoespacial de crianças com alteração primária de fala e linguagem [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-12082015-154446/ -
Vancouver
Assenço AMC. Memória verbal e visuoespacial de crianças com alteração primária de fala e linguagem [Internet]. 2015 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-12082015-154446/ - Relação entre pausas silentes e classe gramatical em narrativas de crianças com distúrbio específico de linguagem
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