Revisão sistemática de trabalhos acadêmicos internacionais sobre marca-país como fonte de vantagem competitiva (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: GIRALDI, JANAINA DE MOURA ENGRACIA - FEARP ; GALINA, SIMONE VASCONCELOS RIBEIRO - FEARP
- Unidade: FEARP
- DOI: 10.14210/rtva.v16n1.p28
- Subjects: MARCAS; VANTAGEM COMPETITIVA; REVISÃO SISTEMÁTICA; MARKETING TURÍSTICO
- Language: Português
- Abstract: O objetivo deste artigo é analisar os trabalhos acadêmicos que abordam a temática marca-país e seus conceitos correlatos, como imagem de país e efeito país de origem, em conjunto com vantagem competitiva, publicados nos periódicos das bases Emerald e Wiley, no período de 2007 a 2012. A pesquisa é exploratória e bibliográfica. A partir da leitura crítica de 156 artigos, notou-se que não existe um arcabouço conciso que mostre a relação e a geração de vantagem competitiva a partir do desenvolvimento da marca-país. De forma esparsa, aparecem apenas três artigos que relacionam os temas, indicando que muito pouco se tem estudado para comprovar cientificamente, por meio de casos práticos, que a utilização dos recursos internos (valorosos, raros, imperfeitamente imitáveis e imperfeitamente substituíveis) como a marca-país, imagem de país ou país de origem, pode gerar vantagem competitiva sustentável para as organizações. As similaridades dos trabalhos analisados estão na condição esparsa da interconexão dos temas, com pouca discussão e resultados que comprovem que o desenvolvimento da marca-país, imagem de país ou país de origem, pode ser fonte de vantagem competitiva. As diferenças estão voltadas para os enfoques: marca empresarial, marca-país, setor produtivo e destinos turísticosEl objetivo de este artículo es analizar los trabajos académicos que abordan la temática marca país y sus conceptos correlacionados, tales como imagen de país y efecto país de origen, en conjunto con ventaja competitiva, publicados en los periódicos de las bases Emerald y Wiley en el período que va de 2007 a 2012. La investigación fue exploratoria y bibliográfica. A partir de la lectura crítica de 156 artículos se observó que no existe una sustentación concisa que muestre la relación y la generación de ventaja competitiva a partir del desarrollo de la marca país. De forma dispersa, aparecen solo tres artículos que relacionan los temas, indicando que muy poco se ha estudiado para comprobar científicamente, por medio de casos prácticos, que la utilización de los recursos internos (valiosos, raros, imperfectamente imitables e imperfectamente reemplazables) como la marca país, imagen de país o país de origen, pueden generar ventaja competitiva sostenible para las organizaciones. Las similitudes entre los trabajos analizados están en la condición dispersa de la interconexión de los temas, con poca discusión y resultados que comprueben que el desarrollo de la marca país, imagen de país o país de origen puede ser fuente de ventaja competitiva. Las diferencias están orientadas hacia los enfoques: marca empresarial, marca país, sector productivo y destinos turísticos
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Turismo - Visão e Ação
- ISSN: 1983-7151
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 16, n. 1, p. 28-60, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CASTRO, Virginia Aparecida e GIRALDI, Janaina de Moura Engracia e GALINA, Simone Vasconcelos Ribeiro. Revisão sistemática de trabalhos acadêmicos internacionais sobre marca-país como fonte de vantagem competitiva. Revista Turismo - Visão e Ação, v. 16, n. 1, p. 28-60, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.14210/rtva.v16n1.p28. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Castro, V. A., Giraldi, J. de M. E., & Galina, S. V. R. (2014). Revisão sistemática de trabalhos acadêmicos internacionais sobre marca-país como fonte de vantagem competitiva. Revista Turismo - Visão e Ação, 16( 1), 28-60. doi:10.14210/rtva.v16n1.p28 -
NLM
Castro VA, Giraldi J de ME, Galina SVR. Revisão sistemática de trabalhos acadêmicos internacionais sobre marca-país como fonte de vantagem competitiva [Internet]. Revista Turismo - Visão e Ação. 2014 ; 16( 1): 28-60.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.14210/rtva.v16n1.p28 -
Vancouver
Castro VA, Giraldi J de ME, Galina SVR. Revisão sistemática de trabalhos acadêmicos internacionais sobre marca-país como fonte de vantagem competitiva [Internet]. Revista Turismo - Visão e Ação. 2014 ; 16( 1): 28-60.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.14210/rtva.v16n1.p28 - Os efeitos da internacionalização no desempenho financeiro de empresas multinacionais de países desenvolvidos e em desenvolvimento
- Uma análise crítica do papel e importância socioeconômica das indicações geográficas em países em desenvolvimento
- Relationship between country brand and internationalization: a literature review
- Measuring dynamic absorptive capacity in national innovation surveys
- Mapping open innovation: a bibliometric review to compare developed and emerging countries
- Attraction of R & D in developing coutries: a comparative study for telecommunication industry with Brazil, China, India, Ireland, Israel, Hungary and Russia
- Empresas multinacionais de origem brasileira e a publicação internacional de patentes
- Profit strategies, productive models and the global organisation of innovation activities: a comparison between the automotive and the telecomunication industries in Brazil
- Atividades de P&D das multinacionais farmacêuticas no Brasil
- O processo de inovação aberta no setor de biociências brasileiro medido por meio do depósito de pedidos de patentes e dados bibliométricos
Informações sobre o DOI: 10.14210/rtva.v16n1.p28 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas