Indicadores de sustentabilidade como instrumentos de gestão: uma análise da GRI, Ethos e ISE (2014)
- Authors:
- Autor USP: FREIRE, OTÁVIO BANDEIRA DE LAMÔNICA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.5585/geas.v3i2.130
- Subjects: RESPONSABILIDADE SOCIAL (INDICADORES); ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (ASPECTOS AMBIENTAIS); SUSTENTABILIDADE (INDICADORES)
- Language: Português
- Abstract: A diversidade de indicadores que versam sobre assuntos próximos à sustentabilidade – a maioria deles foi desenvolvida por razões específicas: ambientais, econômicas, sociais e outros escopos, de forma que não podem ser considerados indicadores de sustentabilidade em si – é o reflexo de que o conceito ainda não atingiu um consenso universalmente aceito. O objetivo deste trabalho é analisar se os principais modelos e guias de avaliação das ações corporativas podem ser seguramente utilizados como critérios efetivos de certificação nos âmbitos da responsabilidade social corporativa (RSC) e da sustentabilidade, sem configurar estratégias reducionistas de promoção da imagem institucional e mercadológica. A metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários em compêndios digitais e análise dos relatórios dos modelos de avaliação de RSC e de sustentabilidade, tanto da experiência internacional quanto os que dizem respeito à perspectiva brasileira. Foram analisados os indicadores GRI, Ethos e ISE. Os resultados principais da análise indicam que, na determinação de políticas de gestão organizacional, deve-se tomar o cuidado de envolver toda a organização no sentido de cumprir as prerrogativas dos modelos de avaliação de RSC e de sustentabilidade, pois, além do alto custo que isso pode gerar e dos esforços físicos, estruturais e pessoais de toda a organização, não significa a efetiva convergência de empresa responsável ou (equivocadamente) sustentável
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS
- ISSN: 2316-9834
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 2, p. 130-148, maio./ago. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
SILVA, Eduardo Augusto da e FREIRE, Otávio Bandeira de Lamônica e SILVA, Filipe Quevedo Pires de Oliveira e. Indicadores de sustentabilidade como instrumentos de gestão: uma análise da GRI, Ethos e ISE. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, v. 3, n. 2, p. 130-148, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.130. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Silva, E. A. da, Freire, O. B. de L., & Silva, F. Q. P. de O. e. (2014). Indicadores de sustentabilidade como instrumentos de gestão: uma análise da GRI, Ethos e ISE. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, 3( 2), 130-148. doi:10.5585/geas.v3i2.130 -
NLM
Silva EA da, Freire OB de L, Silva FQP de O e. Indicadores de sustentabilidade como instrumentos de gestão: uma análise da GRI, Ethos e ISE [Internet]. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS. 2014 ; 3( 2): 130-148.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.130 -
Vancouver
Silva EA da, Freire OB de L, Silva FQP de O e. Indicadores de sustentabilidade como instrumentos de gestão: uma análise da GRI, Ethos e ISE [Internet]. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS. 2014 ; 3( 2): 130-148.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.5585/geas.v3i2.130 - O conceito de congruência e o endosso de celebridades esportivas
- Motivos da escolha do curso de Administração de Empresas por meio da modelagem da equações estruturais
- Drivers for environmental sustainability in the Brazilian beef chain
- The brand’s effect on the evaluation of advertising endorsed by celebrities: an experimental study
- The effectiveness of celebrity endorsement in aspiring new celebrities
- Frequência de uso no serviço de transporte individual por aplicativo: efeitos sobre as variáveis antecedentes da lealdade online
- Antecedentes e consequentes à sobrecarga de informação em vendedores de lojas físicas de varejo
- Materiais promocionais nos pontos-de-venda: considerações e proposituras
- Pistas sociais no varejo e avaliações desfavoráveis aos idosos: o valor preditivo das atitudes em ambientes varejistas
- Futuras celebridades endossadas por celebridades: o efeito da marca, da congruência e da superexposição
Informações sobre o DOI: 10.5585/geas.v3i2.130 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas