Projeto político pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro (2015)
- Autores:
- Autor USP: BRêDA, MARIANA ROVERONI - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO; PROJETO EDUCACIONAL; POLÍTICA EDUCACIONAL; DISCURSO; PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
- Palavras-chave do autor: Democratização do Ensino; Democratization of Teaching; Discourse; Discurso; Escola Justa; Fair School; Participação; Participation; Political Pedagogical Project; Projeto Político Pedagógico
- Idioma: Português
- Resumo: Essa pesquisa apresenta uma reflexão sobre o discurso de educadores acerca do Projeto Político Pedagógico de suas instituições escolares. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L.D.B.E.N. 9394/96), em seu artigo 12, inciso I, estabelece como incumbência de cada estabelecimento de ensino, a elaboração e execução de sua proposta pedagógica. A discussão sobre a construção de projetos para as escolas repercutiu desde então, ganhando maior notoriedade com a idealização dos Projetos Pedagógicos. Ao ser definido como uma lei cresce a demanda pela implantação de tais projetos nas escolas públicas do país, fato que trouxe desafios à sua concretização. Um desses desafios decorre do estabelecimento de normas e prazos por instâncias superiores que pode resumir a sua efetivação ao cumprimento de uma exigência burocrática sem impacto na melhoria da escola. Somam-se as dificuldades dessa tarefa, uma série de discursos de ordem metodológica que estabelecem roteiros para a realização de tais projetos de forma que, instituições escolares diferentes, possam ter um mesmo modelo de Projeto Pedagógico. Incluímos nessa discussão, a existência de temáticas, de relevância social, que se associam a realização do Projeto Pedagógico e que podem possuir divergências quanto a seu entendimento. Assim, considerando os múltiplos fatores que podem interferir na realização dos Projetos Pedagógicos, interessou-nos ouvir alguns educadores, sobre o projeto de suas escolas e posteriormente elaborar umaanálise teórica sobre o discurso encontrado. Optamos por realizar a coleta de dados em algumas escolas do município de Rio Claro, que implantou o documento, denominado nessa localidade de Projeto Político Pedagógico (P.P.P.), de forma extensiva a todas as escolas da rede municipal de ensino. Desse modo, essa dissertação, se propôs a investigar: qual o discurso que os educadores possuem sobre o Projeto Político Pedagógico de suas escolas? No discurso desses agentes educacionais, é possível elucidar algumas confusões no uso de conceitos que se relacionam com a realização de um Projeto Pedagógico? Esses conceitos possuem sentido claro para os educadores que entrevistamos ou se inserem na discussão unicamente por serem reconhecidos como importantes para a sociedade? Em nossa analise optamos por refletir teoricamente sobre três conceitos que se associam a realização do P.P.P.: democratização do ensino, participação e os princípios éticos e o ideal de uma escola justa. Consideramos também, que o Projeto Politico Pedagógico pode ser objeto de disputa discursiva uma vez que o P.P.P. divulga e legitima concepções sobre a educação
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.05.2015
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ABNT
BREDA, Mariana Roveroni. Projeto político pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20072015-115550/. Acesso em: 13 maio 2024. -
APA
Breda, M. R. (2015). Projeto político pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20072015-115550/ -
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Breda MR. Projeto político pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro [Internet]. 2015 ;[citado 2024 maio 13 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20072015-115550/ -
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Breda MR. Projeto político pedagógico: reflexões sobre o discurso de educadores de Rio Claro [Internet]. 2015 ;[citado 2024 maio 13 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20072015-115550/
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