Exportar registro bibliográfico

Aspectos relevantes para a gestão de instituições de ensino superior privadas com núcleos de educação à distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: RISCIFINA, VANESSA BERNARDI ORTOLAN - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: INSTITUIÇÕES DE ENSINO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL; BALANCED SCORECARD
  • Keywords: Balanced Scorecard; Balanced Scorecard; Desempenho Organizacional; Distance Education; Educação a Distância; Educational Institutions; Estratégia Organizacional; Instituições de Ensino; Organizational Performance; Organizational Strategy
  • Language: Português
  • Abstract: A Educação a Distância foi definida por Moore e Kearsley (2012) como ensino e aprendizado planejado no qual o ensino comumente ocorre em um local diferente do aprendizado, exigindo comunicação por meio de tecnologias, bem como organização institucional diferenciada. No entanto, a busca por um modelo de educação que atendesse a tantas necessidades, passou por um longo período de pesquisas e esforços até culminar no modelo de educação a distância dos dias de hoje: a educação a distância mediada por tecnologias. Esta modalidade depende da estruturação de sistemas de EAD formados por todos os processos que operam quando ocorre o ensino e o aprendizado a distância, o que inclui o aprendizado, o ensino, a comunicação, a criação de programas e cursos, e o gerenciamento. E é neste contexto que surge a problemática deste estudo, cuja primeira preocupação está centrada nos novos elementos que surgem na gestão de uma IES com a implantação da educação a distância mediada por tecnologias. Ao mesmo tempo em que a educação a distância se desenvolve, aumenta a concorrência no setor da educação superior, o que pressiona para uma gestão profissionalizada, pautada na avaliação do desempenho organizacional e na busca por orientação estratégica. A problemática deste estudo está centrada na identificação de categorias de informações, inerentes à gestão da Educação a Distância, que do ponto de vista do docente, deveriam ser consideradas na construção de Balanced Scorecards adaptados para a gestãodo desempenho organizacional de Instituições de Ensino Superior Privadas, credenciadas para as modalidades de ensino presencial e a distância. A metodologia adotada para este estudo foi o estudo de caso, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior Privada credenciada para a educação superior presencial e a distância. A análise dos resultados do estudo de caso apresentou como resultados, quatro categorias de informações, totalizando 32 itens, para orientar a construção e adaptação de Balanced Scorecards para IES credenciadas para as modalidades de educação presencial e a distância: Categoria 1 - Planejamento e Elaboração de Recursos Didáticos; Categoria 2 - Acompanhamento Discente; Categoria 3 - Motivação e Habilidades Docentes; Categoria 4 - Efetividade do Sistema de EAD.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.05.2015
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RISCIFINA, Vanessa Bernardi Ortolan. Aspectos relevantes para a gestão de instituições de ensino superior privadas com núcleos de educação à distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21072015-090753/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Riscifina, V. B. O. (2015). Aspectos relevantes para a gestão de instituições de ensino superior privadas com núcleos de educação à distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21072015-090753/
    • NLM

      Riscifina VBO. Aspectos relevantes para a gestão de instituições de ensino superior privadas com núcleos de educação à distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21072015-090753/
    • Vancouver

      Riscifina VBO. Aspectos relevantes para a gestão de instituições de ensino superior privadas com núcleos de educação à distância: uma proposta baseada no Balanced Scorecard [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-21072015-090753/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024