Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras (2014)
- Autores:
- Autor USP: MENDONÇA, PAULO SERGIO MIRANDA - FEARP
- Unidade: FEARP
- DOI: 10.15675/gepros.v0i1.1144
- Assuntos: FRANQUIA (INTERNACIONALIZAÇÃO); MARKETING ESTRATÉGICO
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo objetivou analisar a internacionalização de franquias brasileiras através de um estudo de caso, buscando identificar fatores que influenciaram a internacionalização, as adaptações das estratégias de marketing e as principais barreiras e desafios da internacionalização de franquias brasileiras. Foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa através do método de estudo de caso. As informações foram coletadas através de observação e entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pela expansão internacional de duas empresas. A análise dos resultados ocorreu através de comparação entre as informações obtidas e o referencial teórico. Os resultados demonstraram que as empresas estudadas expandiram-se internacionalmente devido as demandas externas e ao desejo de explorar novos mercados. São realizadas mudanças nas estratégias de marketing em diferentes graus, sendo a comunicação o elemento mais alterado. O principal desafio à internacionalização encontrado foi compreender a cultura local e incorporá-la à operação
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas
- ISSN: 1984-2430
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 1, p. 85-99, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: green
- Licença: cc-by
-
ABNT
LEITE, Helena Loffredo da Rocha e MENDONÇA, Paulo Sergio Miranda e BUZZO, Everton José. Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 9, n. 1, p. 85-99, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1144. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Leite, H. L. da R., Mendonça, P. S. M., & Buzzo, E. J. (2014). Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, 9( 1), 85-99. doi:10.15675/gepros.v0i1.1144 -
NLM
Leite HL da R, Mendonça PSM, Buzzo EJ. Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras [Internet]. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas. 2014 ; 9( 1): 85-99.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1144 -
Vancouver
Leite HL da R, Mendonça PSM, Buzzo EJ. Estudo de internacionalização de franquias brasileiras: desafios e barreiras [Internet]. GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas. 2014 ; 9( 1): 85-99.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.1144 - A sustentabilidade em frigoríficos: discussão de um estudo de caso
- A análise do processo de implantação das normas de sustentabilidade empresarial: um estudo de caso em uma agroindústria frigorífica de bovinos
- O processo de adequação a sustentabilidade empresarial a partir das normas internacionalmente reconhecidas
- The sustainability in freezers: discussion of a case study
- Determinant factors of consumer's satisfaction over retail's private label
- Giving voice to the silent: a framework for understanding stakeholders’ participation in socially-oriented initiatives, community-based actions and humanitarian operations projects
- Mapa empresarial de sucesso de pequenas empresas
- Eficiência na gestão escolar: em busca das melhores práticas em escolas municipais brasileiras do ensino fundamental
- 'So close, so far': assessing corporate social responsibility projects within the top 100 companies in Brazil in light of the stakeholder's theory
Informações sobre o DOI: 10.15675/gepros.v0i1.1144 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas