Ambiente educacional (2014)
- Autor:
- Autor USP: TRONCON, LUIZ ERNESTO DE ALMEIDA - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271
- Assuntos: AMBIENTE ESCOLAR; ENSINO E APRENDIZAGEM; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS; OCUPAÇÕES EM SAÚDE
- Idioma: Português
- Resumo: O ambiente educacional pode ser definido como um conjunto de elementos que circunda o educando, que nele deve necessariamente se inserir e que o inclui, quando vivencia os processos de ensino e aprendizado. Existem evidências variadas de que o ambiente educacional encontrado pelos educando tem impacto no seu rendimento acadêmico, bem como na sua satisfação com o processo educativo e dão boa medida da sua importância e justificam o seu estudo, no sentido de melhor conhece-lo e poder aperfeiçoa-lo. Os componentes do ambiente educacional são de natureza material, relacionados aos aspectos fisiológicos do educando e de caráter afetivo, relacionados às suas necessidades e respostas emocionais. O ambiente educacional é determinado por fatores ligados à instituição e, em especial, ao professor, que se caracteriza como o principal elemento na sua manutenção e aprimoramento. Uma variedade de instrumentos tem sido descritos para a avaliação do ambiente educacional, que deve ter o sentido de obter informações sobre este importante determinante do aprendizado e do desenvolvimento do estudante. Estas informações podem subsidiar a tomada de medidas visando o aperfeiçoamento do ambiente educacional, o que resulta em aumento da qualidade dos processos educativos
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida. Ambiente educacional. Medicina, v. 47, n. 3, p. 264-271, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Troncon, L. E. de A. (2014). Ambiente educacional. Medicina, 47( 3), 264-271. doi:10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271 -
NLM
Troncon LE de A. Ambiente educacional [Internet]. Medicina. 2014 ; 47( 3): 264-271.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271 -
Vancouver
Troncon LE de A. Ambiente educacional [Internet]. Medicina. 2014 ; 47( 3): 264-271.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271 - O ano 2010 marcou o centenário da publicação do "Relatório Flexner", ... [Prefácio]
- Esvaziamento gastrico em criancas . Vi. Avaliacao do efeito somatorio da baixa temperatura da agua
- Evidence for a nitric oxide mediated pathway in control of human gastric fundal tone
- Relaxation of human gastric fundes by a nitric oxide (n.O) reteesing
- Abnormal intragastric food distribution and disordered gastric notor performance in patients with functional dyspepsia
- Antral gastrin cell population in patients with chagasic megaesophagus and megacolon
- Esophageal nikolskys sign in pemphigus vulgaris
- Estudo sobre a motilidade digestiva de pacientes com doença de Alzheimer
- Imunologia clínica das doenças do estômago
- Abnormal intragastric distribution of food during gastric emptying in functional dyspepsia patients
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas