Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: PERES, CRISTIANE MARTINS - FMRP ; VIEIRA, MARTA NEVES CAMPANELLI MARÇAL - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255
- Subjects: ENSINO E APRENDIZAGEM (TEORIA); PEDAGOGIA (MODELOS;TENDÊNCIAS)
- Language: Português
- Abstract: A prática docente demanda o conhecimento de como o indivíduo aprende, como se origina e se desenvolve o aprendizado e como se transforma em experiência significativa de aprendizagem. O objetivo deste artigo é apresentar as concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas adotadas nos modelos de cursos de graduação. Nesse sentido, os modelos pedagógicos foram agrupados de forma sintetizada, em modelos que se distinguem por estarem centrados no professor; no estudante; no saber; no meio de comunicação ou na técnica; no contexto social e na interação. Foram apresentadas algumas das principais vertentes discutidas na área da Psicologia do Desenvolvimento Humano, que influenciaram as tendências pedagógicas, como a Inatista, a Ambientalista/Behaviorista, e as Interacionistas. Discute a necessidade das práticas educativas serem conceitualmente fundamentadas
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2014
- Source:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
PERES, Cristiane Martins et al. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina, v. 47, n. 3, p. 249-255, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Peres, C. M., Vieira, M. N. C. M., Altafim, E. R. P., Mello, M. B. de, & Suen, K. S. (2014). Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem. Medicina, 47( 3), 249-255. doi:10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255 -
NLM
Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB de, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem [Internet]. Medicina. 2014 ; 47( 3): 249-255.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255 -
Vancouver
Peres CM, Vieira MNCM, Altafim ERP, Mello MB de, Suen KS. Abordagens pedagógicas e sua relação com as teorias de aprendizagem [Internet]. Medicina. 2014 ; 47( 3): 249-255.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255 - Cinema e alimentação: uma combinação nutritiva de afeto e educação
- Atividades extracurriculares: percepções e vivências durante a formação médica
- Estudo da dimensão pedagógica no uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem na graduação em saúde
- Atividade laboral dos pais de estudantes de segundo grau candidatos a cursos de graduação em Ciências da Saúde
- A prática do programa de alimentação escolar do município de Ribeirão Preto mediante a percepção dos usuários
- Estudo das representações sociais do programa de alimentação escolar da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
- Necessidades nutricionais e práticas alimentares da nutriz
- Variação do consumo de gás de cozinha no preparo de arroz com a utilização de panelas de diferentes materiais
- Avaliação da variação do porcionamento e da adequação ao cardápio padronizado de dietas hospitalares
- Aceitabilidade e fatores de adesão da alimentação escolar em escolas municipais do ensino fundamental de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil
Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v47i3p249-255 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas