Exportar registro bibliográfico

Análise comparativa da ativação da área de projeção cortical da mão por estímulos auditivos provenientes de um modelo de luva sensorial em pacientes submetidos ao reparo cirúrgico de lesões dos nervos ulnar e mediano (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: SUGANO, RAQUEL METZKER MENDES - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RAL
  • Assuntos: NERVOS PERIFÉRICOS; MÃO (REABILITAÇÃO)
  • Idioma: Português
  • Resumo: A recuperação da sensibilidade da mão após lesões de nervos periféricos ainda apresenta, na maior parte dos casos, pobres resultados funcionais. Estes resultados são decorrentes tanto das alterações estruturais relacionadas ao processo de regeneração neural quanto de alterações do mapa cortical da mão no período pós-lesão. Assim, a implementação de técnicas de reeducação sensorial precoce, voltadas também para a preservação da área de representação da mão no córtex cerebral, como o uso da luva sensorial, torna-se uma estratégia importante na busca de melhora da função. Os objetivos desse estudo foram avaliar e comparar as respostas corticais desencadeadas por estímulos auditivos provenientes de um modelo de luva sensorial e também a avaliação e comparação da função sensorial da mão, em sujeitos submetidos e não submetidos a um protocolo de reeducação precoce da sensibilidade. Para a participação na pesquisa, foram selecionados 86 sujeitos; destes, 69 foram excluídos por não cumprirem os critérios de inclusão no estudo ou por má aderência/ abandono do tratamento. Assim, a amostra final foi composta por 17 sujeitos de ambos os sexos, com idade maior ou igual a 18 anos, submetidos ao reparo cirúrgico de lesão dos nervos mediano e/ou ulnar na região do punho, há, no máximo, 15 dias. Os sujeitos foram alocados em dois grupos: o grupo treinamento (GT), submetido, por três meses, à aplicação do protocolo de reeducação sensorial precoce da mão, com a luva sensorial, e o grupo controle (GC), não submetido a esse protocolo. A avaliação das respostas corticais a estímulos auditivos provenientes do modelo de luva sensorial foi realizada no terceiro mês pós-operatório, por meio do exame de ressonância magnética functional (fMRI). A função sensorial da mão foi avaliada no primeiro, terceiro e sexto meses após a cirurgia de reparo nervoso, por meio dos testes deestesiometria (EST), discriminação de dois pontos (2PD), Shape and Texture Identification (STI™) e questionário DASH (Disabilities of Arm, Shoulder and Hand). A partir da análise dos resultados foi possível concluir que durante a estimulação auditiva, reações corticais mais complexas e conectividade efetiva mais específica da área somatossensorial com áreas associativas do córtex cerebral foram observadas nos sujeitos treinados com o modelo de luva sensorial, enquanto que os sujeitos não treinados apresentaram respostas não específicas a este tipo de estímulo. Nas avaliações da sensibilidade da mão realizadas intra-grupo, apenas os sujeitos do GT apresentaram diferenças significantes nos resultados obtidos para os testes de EST e questionário DASH; a curto prazo, porém, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.02.2015

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SUGANO, Raquel Metzker Mendes. Análise comparativa da ativação da área de projeção cortical da mão por estímulos auditivos provenientes de um modelo de luva sensorial em pacientes submetidos ao reparo cirúrgico de lesões dos nervos ulnar e mediano. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2015. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Sugano, R. M. M. (2015). Análise comparativa da ativação da área de projeção cortical da mão por estímulos auditivos provenientes de um modelo de luva sensorial em pacientes submetidos ao reparo cirúrgico de lesões dos nervos ulnar e mediano (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Sugano RMM. Análise comparativa da ativação da área de projeção cortical da mão por estímulos auditivos provenientes de um modelo de luva sensorial em pacientes submetidos ao reparo cirúrgico de lesões dos nervos ulnar e mediano. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Sugano RMM. Análise comparativa da ativação da área de projeção cortical da mão por estímulos auditivos provenientes de um modelo de luva sensorial em pacientes submetidos ao reparo cirúrgico de lesões dos nervos ulnar e mediano. 2015 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024