Exportar registro bibliográfico

Educação em tempos digitais: análise de um curso de inglês online (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: ARAúJO, CHRISTIANE ELANY BRITTO DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLO
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; LÍNGUA INGLESA (ENSINO); TECNOLOGIA EDUCACIONAL
  • Palavras-chave do autor: Discourse studies; Estudos discursivos; Interação e interatividade; Interaction and interactivity; Multiletramentos; Multiliteracies
  • Idioma: Português
  • Resumo: O impacto das novas tecnologias reflete-se na maneira com que o conhecimento é produzido e nos discursos que constituem os sujeitos na atualidade. O compartilhamento de informações e a rapidez com que isso acontece influenciam a modo como pensamos a educação em tempos digitais. Entender como a tecnologia muda nossas práticas diárias, em especial a educação, é um dos objetivos dessa pesquisa. Este estudo tem como objeto um curso de inglês online proposto por uma instituição de ensino de inglês como língua estrangeira (LE). Direcionada pela tese de que o curso de inglês estudado indica uma tentativa de adaptação do ensino de LE às lógicas das novas mídias, posicionando professores e alunos num espaço onde o moderno e o pós-moderno coexistem, realizamos uma análise das páginas do curso, bem como da interação tutor-aluno. Para esta investigação, apoiamos nossas observações nos pressupostos pertinentes aos estudos discursivos, dentre eles a modernidade e a pós-modernidade, o paradigma dos novos estudos de letramento e a Análise do Discurso de linha Francesa (AD). A partir de um panorama das tecnologias da informação e do desenvolvimento tanto da Educação a Distância (EAD) como do e-learning na instituição focal, discutimos como são usadas as novas mídias e quais os seus reflexos na construção de sentidos no curso. Dessa forma, situamos o instituto de línguas como uma escola que trabalha com a inovação dos cursos a distância como forma de se adequar às necessidades de mercado.Além disso, examinamos algumas atividades propostas visando não apenas encontrar traços de abordagens relacionadas ao ensino de línguas, mas também problematizar o seu uso em vista das possibilidades de interação e interatividade que elas agregam aos cursos. Apesar da nova configuração de leitura na tela propiciada pelo meio digital e uma maior presença da multimodalidade, constatamos que o curso nos remete a uma postura tradicional de leitura em que o aprendiz não é instigado a discutir ou agir com criticidade. Estudamos, também, os dizeres dos alunos do curso de inglês online sobre suas expectativas a respeito dos cursos a distância, e discutimos como a interação tutoraluno é construída. A interação dos participantes revela como a LE é vista por eles, e como isto influi na construção da subjetividade de cada um. É através dessa interação que as diferentes posições de sujeito são externadas, mostrando a heterogeneidade constitutiva dos envolvidos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.12.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ARAÚJO, Christiane Elany Britto de. Educação em tempos digitais: análise de um curso de inglês online. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22052015-103146/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Araújo, C. E. B. de. (2014). Educação em tempos digitais: análise de um curso de inglês online (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22052015-103146/
    • NLM

      Araújo CEB de. Educação em tempos digitais: análise de um curso de inglês online [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22052015-103146/
    • Vancouver

      Araújo CEB de. Educação em tempos digitais: análise de um curso de inglês online [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-22052015-103146/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024