Aspectos da história do conceito de funções e suas representações por diagrama, linguagem algébrica e gráficos cartesianos (2015)
- Authors:
- Autor USP: GONÇALVES, ALEXSANDRA CANDIDA - ICMC
- Unidade: ICMC
- Sigla do Departamento: SMA
- Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO MÉDIO; FUNÇÕES ALGÉBRICAS
- Keywords: Ensino do conceito de funções; Ensino médio; Functions of representation; Linguagem algébrica e gráficos cartesianos; Representações por diagramas; Secondary school; Teaching the concept of functions
- Language: Português
- Abstract: Este trabalho tem como objetivos discutir questões relacionadas à formação do professor e ao ensino de funções no Ensino Médio, que respondam à questão: Quais aspectos da história do conceito de funções podem contribuir para a compreensão desse conceito e das suas representações por diagramas, linguagem algébrica e gráficos cartesianos? É uma pesquisa bibliográfica na qual tomamos como base os materiais disponibilizados nas escolas públicas paulistas como, documentos de orientações oficiais e livros didáticos, e a contribuição de autores como Boyer (1974), Caraça (1984) e Courant e Robbins (2000) para entender a história desse conceito até sua formalização e compor uma Unidade de Ensino que possibilite ao professor (a) propor um trabalho com exemplos do cotidiano que mostrem claramente a relação de dependência entre duas variáveis, isto é, quais são as ideias iniciais do conceito de funções (b) entender como explicitar a lei que define uma função em uma relação que antecede a linguagem algébrica, (c) relacionar os itens anteriores com o conceito formal de funções, (d) propor o estudo dos gráficos de funções à identificação do domínio, contradomínio e imagem (e) relacionar as diversas representações de função mantendo a identidade dos elementos fundamentais do conceito de funções: variáveis dependentes e independentes; lei de formação; domínio-contradomínio-imagem; a relação entre as linguagens algébricas e a representação gráfica, por diagramas e gráficos cartesianos. TalUnidade de Ensino procura enfatizar a importância de um ensino que priorize a articulação entre o conceito de funções e suas diversas representações, como forma de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito de funções.
- Imprenta:
- Publisher place: São Carlos
- Date published: 2015
- Data da defesa: 28.01.2015
-
ABNT
GONÇALVES, Alexsandra Candida. Aspectos da história do conceito de funções e suas representações por diagrama, linguagem algébrica e gráficos cartesianos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-01072015-113421/. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Gonçalves, A. C. (2015). Aspectos da história do conceito de funções e suas representações por diagrama, linguagem algébrica e gráficos cartesianos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-01072015-113421/ -
NLM
Gonçalves AC. Aspectos da história do conceito de funções e suas representações por diagrama, linguagem algébrica e gráficos cartesianos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-01072015-113421/ -
Vancouver
Gonçalves AC. Aspectos da história do conceito de funções e suas representações por diagrama, linguagem algébrica e gráficos cartesianos [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-01072015-113421/
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