Qualidades de transição interprofissão: um estudo com professores universitários (2015)
- Authors:
- Autor USP: DUTRA, JOEL SOUZA - FEA
- Unidade: FEA
- Subjects: CARREIRA PROFISSIONAL; ADMINISTRAÇÃO DE CARREIRAS
- Language: Português
- Abstract: A transição interprofissão leva pessoas a assumirem funções (ou papéis) diferentes dos adotados na profissão anterior. Este artigo tem como objetivo apresentar a associação dos atributos às qualidades (dificuldade e a valência) desse tipo de transição. A pesquisa descritiva, realizada em 2015, envolveu amostra não probabilística de 245 professores de ensino superior, que consideram ter mudado de profissão quando optaram pela carreira acadêmica. O questionário foi respondido em uma escala Likert e, para a análise dos resultados, foram realizados testes T para comparações de médias; análises de variância (ANOVA), bem como análise de correlações para a análise das hipóteses propostas. Entre os resultados, destaca-se a suposição de que, apesar da transição de profissões diversas para a profissão de docente de nível superior não parecer fácil, de forma geral, os respondentes a enxergam como altamente positiva. Para esse grupo, foi possível associar transições fáceis e positivas a transições previsíveis, de longa duração e reversíveis. Adicionalmente, transições apenas positivas podem ser associadas a transições de baixa magnitude, socialmente desejáveis e voluntárias. Palavras-chave: carreira; transição de carreira; transição interprofissão; carreira acadêmica.
- Imprenta:
- Publisher place: São Bernardo do Campo
- Date published: 2015
- Source:
- Título do periódico: Revista Organizações em Contexto
- ISSN: 1809-1040
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 11, n. 21, p. 431-452, jan./jun. 2015
-
ABNT
VELOSO, Elza Fátima Rosa et al. Qualidades de transição interprofissão: um estudo com professores universitários. Revista Organizações em Contexto, v. 11, n. ja/ju 2015, p. 431-452, 2015Tradução . . Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/viewFile/5666/pdf_134. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Veloso, E. F. R., Dutra, J. S., Silva, R. C. da, & Trevisan, L. N. (2015). Qualidades de transição interprofissão: um estudo com professores universitários. Revista Organizações em Contexto, 11( ja/ju 2015), 431-452. Recuperado de https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/viewFile/5666/pdf_134 -
NLM
Veloso EFR, Dutra JS, Silva RC da, Trevisan LN. Qualidades de transição interprofissão: um estudo com professores universitários [Internet]. Revista Organizações em Contexto. 2015 ; 11( ja/ju 2015): 431-452.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/viewFile/5666/pdf_134 -
Vancouver
Veloso EFR, Dutra JS, Silva RC da, Trevisan LN. Qualidades de transição interprofissão: um estudo com professores universitários [Internet]. Revista Organizações em Contexto. 2015 ; 11( ja/ju 2015): 431-452.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/OC/article/viewFile/5666/pdf_134 - Entre a imposição e a opção. [Depoimento]
- Além das fronteiras do RH: RH em sintonia com marketing. [Depoimento]
- Concursos oferecem holofote no currículo. [Depoimento]
- Carreira e filhos podem andar juntos. [Depoimento]
- Estudantes ignoram ética e compram trabalhos. [Depoimento]
- Boletim estrelado. [Depoimento]
- RH versão atualizada e ampliada. [Depoimento]
- Carreiras. [Depoimento]
- Como falar de dinheiro na hora da entrevista. [Depoimento]
- Alta fidelidade. [Depoimento]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas