A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial: relato de experiência (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: PINTO, MARIA PAULA PANUNCIO - FMRP ; PFEIFER, LUZIA IARA - FMRP
- Unidade: FMRP
- Subjects: BRINQUEDOTECA; TERAPIA OCUPACIONAL; HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
- Language: Português
- Abstract: É brincando que a criança desenvolve habilidades essenciais para garantir o desempenho de papéis e atividades, tornandose essencial a manutenção do brincar em diversos contextos. Este trabalho pretende descrever e discutir as possibilidades de atuação do terapeuta ocupacional em brinquedotecas ambulatoriais. Trata-se de um relato de experiência da atuação de acadêmicas de Terapia Ocupacional, em brinquedotecas ambulatoriais, fundamentado na análise dos relatórios referentes à prática de estágio na Atenção à Criança e ao Adolescente, nos quais são registrados gênero e idade dos participantes, objetivos da intervenção, descrição das atividades, estratégias utilizadas e resultados observados. A proposta da criação de brinquedotecas em ambulatório se constitui como uma alternativa para humanizar o atendimento à criança com oferta de ambiente seguro e acolhedor, e a atuação do terapeuta ocupacional mostra-se adequada e eficiente, por ser profissional conhecedor e mediador das ações humanas, empregando seu conhecimento para viabilizar vivências importantes no âmbito do desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e de comunicação entre as crianças que frequentam o local. O estudo permitiu reafirmar as brinquedotecas ambulatoriais como espaços lúdicos e transformadores, capazes de gerar aprendizado e aperfeiçoar os mais diversos aspectos humanos, tornando, assim, a criança ativa e sujeito de suas açõesEs jugando que el niño desarrolla habilidades esenciales para garantizar el cumplimiento de funciones y actividades, convirtiéndose esencial para mantener lo juego en diferentes contextos. Este trabajo objetiva describir y discutir posibilidades del papel del terapeuta ocupacional en ludotecas ambulatorias. Es un relato de experiencia de actuación de la Terapia Ocupacional académico en ludotecas para pacientes ambulatorios, con base en análisis de los informes sobre la práctica escénica en la Atención de Niños y Adolescentes, en que se registran el género y la edad de los participantes, metas de la intervención, descripción de las actividades, estrategias utilizadas y resultados observados. La propuesta de creación de ludoteca ambulatoria es una alternativa para humanizar el atendimiento de niños con la provisión de ambiente seguro y acogedor, y el papel del terapeuta ocupacional demostra ser adecuado y eficaz, como mediador profesional y bien informado de las acciones humanas, empleando conocimientos para permitir experiencias importantes en el desarrollo de las habilidades físicas, cognitivas, sociales y comunicación entre los niños que asisten al sitio. El estudio permitió reafirmar ludotecas ambulatorias como espacios recreativos y transformadores, generando el aprendizaje y el perfeccionamiento de diversos aspectos humanos, volviéndose, así, el niño activo y sujeto de sus acciones
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista Eletrônica Gestão e Saúde
- ISSN: 1982-4785
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 5, n. 2, p. 582-594, 2014
-
ABNT
BERNARDES, Marina Soares et al. A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial: relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, v. 5, n. 2, p. 582-594, 2014Tradução . . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Bernardes, M. S., Panúncio-Pinto, M. P., Pfeifer, L. I., Sposito, A. M. P., & Silva, M. O. L. (2014). A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial: relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, 5( 2), 582-594. -
NLM
Bernardes MS, Panúncio-Pinto MP, Pfeifer LI, Sposito AMP, Silva MOL. A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial: relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão e Saúde. 2014 ; 5( 2): 582-594.[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Bernardes MS, Panúncio-Pinto MP, Pfeifer LI, Sposito AMP, Silva MOL. A intervenção do terapeuta ocupacional em brinquedoteca ambulatorial: relato de experiência. Revista Eletrônica Gestão e Saúde. 2014 ; 5( 2): 582-594.[citado 2024 abr. 19 ] - Estratégias de ensino e avaliação utilizadas por docentes na graduação em cursos da saúde na FMRP-USP
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