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A contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a reprodução camponesa: um estudo de caso da Associação Comunitária Rural Alvorada (ACRA) (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: CASTRO, TERENA PERES DE - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assuntos: POLÍTICAS PÚBLICAS; CAMPONESES; CAMPESINATO; PROGRAMAS E POLÍTICAS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO; ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
  • Palavras-chave do autor: Peasant reproduction; PNAE; Reprodução camponesa
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente pesquisa buscou compreender de que maneira o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) contribui para a reprodução camponesa. O trabalho foi feito a partir do estudo de caso de uma família de camponeses migrantes do Paraná para São Paulo, uma das responsáveis pela fundação, no ano de 1987, da Associação Comunitária Rural Alvorada (ACRA) que deu origem, no ano de 2008, à Cooperativa da Agricultura Familiar e Agroecológica de Americana, a COOPERACRA. A metodologia utilizada consistiu na coleta de dados por meio da história oral de vida dos camponeses estudados. O estudo dos principais teóricos que abordam o tema do campesinato também foi realizado, bem como das experiências existentes sobre o funcionamento do Programa, principalmente, no Estado de São Paulo. Dessa forma, foi possível um diálogo entre a realidade encontrada no estudo de caso e o que a teoria delimita, além de possibilitar uma análise comparativa das experiências estudadas. De maneira geral, é possível afirmar, diante dos estudos realizados ao longo desta pesquisa, que as leis e resoluções que regem o Programa, particularmente a Lei nº 11.947 de 2009, com todos os desafios apresentados para a sua implementação, possibilitam um empoderamento da agricultura camponesa.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 30.09.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CASTRO, Terena Peres de. A contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a reprodução camponesa: um estudo de caso da Associação Comunitária Rural Alvorada (ACRA). 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-29042015-150922/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Castro, T. P. de. (2014). A contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a reprodução camponesa: um estudo de caso da Associação Comunitária Rural Alvorada (ACRA) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-29042015-150922/
    • NLM

      Castro TP de. A contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a reprodução camponesa: um estudo de caso da Associação Comunitária Rural Alvorada (ACRA) [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-29042015-150922/
    • Vancouver

      Castro TP de. A contribuição do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a reprodução camponesa: um estudo de caso da Associação Comunitária Rural Alvorada (ACRA) [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-29042015-150922/

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