Exportar registro bibliográfico


Metrics:

O clima motivacional nas práticas pedagógicas do esporte educacional (2015)

  • Authors:
  • Autor USP: CHAVES, ALINE DESSUPOIO - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: EFP
  • DOI: 10.11606/T.39.2015.tde-25052015-091049
  • Subjects: PEDAGOGIA DO ESPORTE; ATIVIDADE FÍSICA (PRÁTICA); MOTIVAÇÃO; MODALIDADES ESPORTIVAS
  • Keywords: Clima motivacional; Educational sports; Esporte educacional; Educational sports practices; Práticas esportivas educacionais; Motivational climate
  • Language: Português
  • Abstract: As Práticas Esportivas Educacionais (PEEs), oferecidas em algumas escolas e em outros espaços, devem ser abordadas na perspectiva do Esporte Educacional, e a prática pedagógica dos professores deve ser pautada em ações que motivem os alunos e produzam autonomia, tomada de decisão e prazer. O objetivo do presente estudo foi investigar como ocorrem as Práticas Esportivas Educacionais (PEEs), a partir: a) do clima motivacional percebido pelos alunos participantes das PEEs; b) da percepção dos professores em relação ao seu papel educacional e motivacional nas aulas das PEEs; e c) do clima motivacional das aulas das PEEs. O estudo foi desenvolvido como uma pesquisa de natureza descritiva, com delineamento qualitativo e quantitativo, através de três delineamentos: 1) o clima motivacional dos alunos das PEEs, na qual foi aplicado o Questionário do Esporte de orientação para Tarefa ou Ego traduzido, adaptado e validado por Hirota e De Marco (2006), a uma amostra intencional de alunos do Centro Municipal de Educação Avançada - CEMEA de Uberaba - MG, entre 10 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, praticantes de pelo menos uma das modalidades do PROETI (Programa de Tempo Integral); 2) a percepção dos professores das PEEs do seu papel educacional e motivacional, estudo que contou com a análise do documento norteador do Programa PROETI, entrevista com os professores do programa e observação das aulas em relação aos aspectos educacionais do esporte; (Continua)(Continuação) 3) o clima motivacional nas aulas das PEEs no qual foram observadas as aulas utilizando o instrumento Target como referência para verificar a orientação dada pelos professores. Os dados do questionário foram tabulados e analisados através do software SPSS-DATA EDITOR (versão 21.0 for Windows). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas segunda a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Para as observações, foi utilizada a técnica de "Registro de Evento" de Fagundes (2006) caracterizada pela contagem de frequência das vezes em que os comportamentos investigados se repetem, dentro de um intervalo determinado. Após a realização destas investigações, foi realizada a triangulação entre os resultados, visando a uma inter-relação entre os dados obtidos, com o objetivo de entender melhor o fenômeno estudado. Participaram do Estudo 1, 118 praticantes de modalidades esportivas, cujos resultados demonstraram que o clima motivacional deles é orientado para a tarefa. No Estudo 2, o documento norteador do PROETI aponta para o ensino do Esporte Educacional com o objetivo de formação; os professores motivam seus alunos através de atividades recreativas, percebem a motivação dos alunos pelas suas atitudes, utilizam um padrão tradicional de aula e, embora trabalhem aspectos educacionais nas aulas, não conseguem identificá-los na prática; e as atividades propostas enfocam, principalmente, o princípio da corresponsabilidade. No Estudo 3, verificamos que o clima motivacional das aulas é orientado para a aprendizagem. (Continua)(Continuação) Concluímos que, embora, o documento norteador do projeto, os alunos e as aulas apontem para uma mesma orientação, no caso para a tarefa ou aprendizagem, os professores não têm muita consciência de sua ação no ensino do Esporte Educacional
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.03.2015
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.39.2015.tde-25052015-091049 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CHAVES, Aline Dessupoio. O clima motivacional nas práticas pedagógicas do esporte educacional. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-25052015-091049/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Chaves, A. D. (2015). O clima motivacional nas práticas pedagógicas do esporte educacional (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-25052015-091049/
    • NLM

      Chaves AD. O clima motivacional nas práticas pedagógicas do esporte educacional [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-25052015-091049/
    • Vancouver

      Chaves AD. O clima motivacional nas práticas pedagógicas do esporte educacional [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-25052015-091049/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024