Exportar registro bibliográfico

Associação entre o desmame ventilatório simples, difícil ou prolongado com fatores de risco e prognóstico de pacientes internados um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital de Urgência (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: MACHADO, LUÍS ARTUR MAURO WITZEL - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: RCM
  • Subjects: RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL; UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA; MORTALIDADE
  • Language: Português
  • Abstract: O desmame ventilatório, processo de transição da ventilação mecânica (VM) para a espontânea, continua sendo um grande desafio em Centros de Terapia Intensiva (CTI). Pacientes que permanecem mais tempo do que o necessário em VM apresentam maior morbimortalidade. Por outro lado, a realização do desmame muito precocemente também pode ser deletério ao paciente. Recentemente, foi proposta uma nova classificação para o desmame, categorizando-o em simples, difícil ou prolongado. O uso e o impacto desta nova classificação ainda não foram bem estudados na prática clínica. Portanto, objetivou-se nesse estudo classificar os pacientes submetidos ao desmame ventilatório em desmame simples, difícil ou prolongado e correlacionar essa classificação com as características clínicas e evolução dos pacientes. Trata-se de um estudo clínico prospectivo e observacional que avaliou pacientes com idade ≥ 18 anos internados nos CTIs da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), no período de setembro de 2011 a outubro de 2012. As características demográficas, clínicas, evolução dos pacientes e dados da VM foram coletados diariamente até a alta hospitalar, e correlacionados com o desmame simples, difícil ou prolongado, utilizando regressão multinomial. Foram incluídos 241 pacientes no estudo, desses, 116 (48%) apresentaram desmame simples, 67 (28%) desmame difícil e 58 (24%) desmame prolongado. A mortalidade foi 3,4% no grupo de desmame simples, 5,9% no grupo de desmame difícil e 25,8% no grupo de desmame prolongado (p < 0,0001), e o tempo de internação no CTI foi 10,81±6,00; 16,76±9,39 e 29,19±10,25 dias (p < 0,0001), respectivamente. O diagnóstico admissional de pneumonia (p = 0,05) e o desenvolvimento de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) (p < 0,01) foram independentementeassociados com o desmame difícil, em comparação ao simples. O desmame prolongado, quando comparado ao desmame simples, esteve independentemente associado com o diagnóstico de pneumonia na admissão (p = 0,03) e o desenvolvimento de insuficiência renal aguda (p = 0,03), parada cardiorrespiratória (p = 0,03) e PAV (p < 0,01). Concluiu-se que pacientes com desmame prolongado apresentaram maior mortalidade hospitalar. Além disso, o diagnóstico admissional de pneumonia e o desenvolvimento de PAV foram associados com o desmame difícil e com o desmame prolongado.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.11.2014

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MACHADO, Luis Artur Mauro Witzel. Associação entre o desmame ventilatório simples, difícil ou prolongado com fatores de risco e prognóstico de pacientes internados um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital de Urgência. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Machado, L. A. M. W. (2014). Associação entre o desmame ventilatório simples, difícil ou prolongado com fatores de risco e prognóstico de pacientes internados um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital de Urgência (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Machado LAMW. Associação entre o desmame ventilatório simples, difícil ou prolongado com fatores de risco e prognóstico de pacientes internados um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital de Urgência. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Machado LAMW. Associação entre o desmame ventilatório simples, difícil ou prolongado com fatores de risco e prognóstico de pacientes internados um Centro de Terapia Intensiva de um Hospital de Urgência. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024