Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano (2014)
- Autores:
- Autores USP: MARCONDES, MARIA EUNICE RIBEIRO - IQ ; REZENDE, DAISY DE BRITO - IQ
- Unidade: IQ
- DOI: 10.5935/0104-8899.20140026
- Assuntos: QUÍMICA (ENSINO); MATERIAL DIDÁTICO
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir alguns aspectos do estudo da química desenvolvido no ensino de ciências do 9º ano do ensino fundamental, buscando relações com algumas das principais dificuldades da aprendizagem em química apontadas na literatura. Para isso, analisamos um caderno escolar de ciências de uma aluna de 9º ano e consideramos o livro didático utilizado na época. A análise indicou que existe um excesso de conteúdos trabalhados de forma inadequada nessa série. De modo geral, o ensino de química praticado teve enfoque na memorização e na resolução mecânica de exercícios, que não contribuem para a formação do pensamento químico
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Química Nova na Escola
- ISSN: 0104-8899
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 36, n. 3, p. 231-240, 2014
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: bronze
-
ABNT
MILARÉ, Tathiane e MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro e REZENDE, Daisy de Brito. Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano. Química Nova na Escola, v. 36, n. 3, p. 231-240, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140026. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Milaré, T., Marcondes, M. E. R., & Rezende, D. de B. (2014). Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano. Química Nova na Escola, 36( 3), 231-240. doi:10.5935/0104-8899.20140026 -
NLM
Milaré T, Marcondes MER, Rezende D de B. Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano [Internet]. Química Nova na Escola. 2014 ; 36( 3): 231-240.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140026 -
Vancouver
Milaré T, Marcondes MER, Rezende D de B. Discutindo a química do ensino fundamental através da análise de um caderno escolar de ciências do nono ano [Internet]. Química Nova na Escola. 2014 ; 36( 3): 231-240.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20140026 - Tópicos em Ensino de química
- Química no Ensino Fundamental: discutindo possíveis obstáculos através da análise de um caderno escolar
- Tópicos em ensino de química
- Empirical method for the evaluation of electron affinities
- Investigação da reação de bromo com Terc-butanol
- Síntese de halomercúrio-olefinas substituídas
- síntese do quinareno [5,5]
- Velhas reações também geram produtos novos: 1,4-dibromo-2,3-di(bromometil)-2,3-dimetil-butano
- Síntese de 2-cloro-3-metóxi-p-benzoquinona
- Desenvolvimento de uma rota para a síntese de dialquilbenzoquinonas
Informações sobre o DOI: 10.5935/0104-8899.20140026 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas