Interesses profissionais em jovens de ensino médio: um estudo comparativo entre a AIP e o BBT-Br (2014)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, DANIELE PENA DA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Sigla do Departamento: 594
- Subjects: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL; INTERESSES PROFISSIONAIS (AVALIAÇÃO)
- Keywords: Avaliação de interesses; Orientação profissional; Assessment of interests; Career guidance; Professional interests
- Language: Português
- Abstract: Processos de Orientação Profissional e de Carreira objetivam auxiliar pessoas a repetirem sobre seus projetos de vida e as decisões relacionadas à carreira. Em tais processos instrumentos de avaliação psicológica, utilizados em uma perspectiva dinamica e integrativa, podem contribuir para a clarificação das inclinações e disposições para a escolha da carreira em pessoas que buscam auxílio para tal empreendimento. Entre as diversas variaveis psicológicas que influenciam as escolhas ocupacionais destacam-se, neste estudo, os interesses profissionais, mensurados por meio de dois instrumentos: a Avaliação de Interesses Profissionais (AIP) e o Teste de Lotos de Profissões (Berufsbilder Test, BBT-Br). Assim, esta investigação objetiva descrever as estruturas de interesses profissionais em estudantes do ensino médio regular e técnico em função do sexo e da procedência escolar, avaliar índices de consistência interna (fidedignidade) dos instrumentos, o correlacionar os resultados da AIP com o BBT-Br. A amostra desta investigação foi composta por 231 participantes, com idade entre 16 e 55 anos; 75 (32,5%) do sexo masculino e 156 (67,5%) do sexo feminino; 121 (52,4%) provenientes do ensino médio técnico e 110 (47,6%) do ensino médio regular. Os alunos do curso técnico eram oriundos dos cursos de administração, secretariado, eletrônica, design, mecatrônica, edificações e eletrotécnica. Os resultados indicaram a existência de diferenças significativas de escolhas em função do sexo dos participantes, tal como em estudos similares da área, que já apontavam a existência de padrões de escolhas diferenciados entre homens e mulheres. Em relação à procedência escolar, foram verificadas diferenças significativas entre os estudantes de ensino médio regular e técnico somente no grupo masculino da amostra. No que diz respeito aos índices de consistência interna da AIP(Alfa de Cronbach), foram obtidas valores que variaram de 0,529 a 0,746, que podem ser considerados índices razoáveis; para o BBT-Br foram encontrados valores de consistência interna entre 0,418 a 0,753, indicadores também classificados como índices razoáveis de fidedignidade. Quanto a análise dos índices de correlação (Correlação de Pearson) entre a AIP e o BBT, foram obtidas diversas correlações significativas (>=0,30), tanto no grupo feminino da amostra quanto no grupo masculino. Assim, aponta-se para a convergência dos resultados dos instrumentos avaliados. Sobre os índices de consistência interna da AIP, indica-se a necessidade de aprimoramento do instrumento. Por fim, assinala-se a importância de ampliação de estudos que avaliem as características de estudantes de ensino médio técnico
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2014
- Data da defesa: 12.12.2014
-
ABNT
SILVA, Daniele Pena da. Interesses profissionais em jovens de ensino médio: um estudo comparativo entre a AIP e o BBT-Br. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-09022015-181020/. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Silva, D. P. da. (2014). Interesses profissionais em jovens de ensino médio: um estudo comparativo entre a AIP e o BBT-Br (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-09022015-181020/ -
NLM
Silva DP da. Interesses profissionais em jovens de ensino médio: um estudo comparativo entre a AIP e o BBT-Br [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-09022015-181020/ -
Vancouver
Silva DP da. Interesses profissionais em jovens de ensino médio: um estudo comparativo entre a AIP e o BBT-Br [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-09022015-181020/
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