Exportar registro bibliográfico

Consumo consciente: compreensão e práticas do consumidor (2015)

  • Autores:
  • Autor USP: HASNER, MONICA SABINO - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Assuntos: CONSUMO (ASPECTOS AMBIENTAIS); DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; SUSTENTABILIDADE
  • Palavras-chave do autor: Conscious consumption; Consumo consciente; Consumption; Sustainable development
  • Idioma: Português
  • Resumo: Há um chamado hoje para a conversão do consumo a um ato que é \"consciente\", com reflexão sobre os impactos trazidos à sociedade e à natureza. O presente estudo tem como objetivo contribuir para o entendimento de como o consumo consciente é compreendido e praticado pelos consumidores. O método de investigação utilizado foi a pesquisa exploratória, composta por revisão teórica e pesquisa empírica. Foram revisados a gestão de marca, sustentabilidade e consumo e apresentado o consumo consciente. Moradores da cidade de São Paulo foram entrevistados sobre seu conhecimento, suas práticas e preocupações na área. Os resultados mostram que há uma compreensão do consumo consciente e algumas práticas, principalmente as que trazem beneficios financeiros para os consumidores. Há preocupações que demonstram que há espaço para que nos próximos anos o consumidor reflita e aja na direção do desenvolvimento necessário do consumo consciente. Apresentou-se um modelo sobre como sensibilizar o consumidor para o tema
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.02.2015
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      HASNER, Monica Sabino. Consumo consciente: compreensão e práticas do consumidor. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04052015-153748/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Hasner, M. S. (2015). Consumo consciente: compreensão e práticas do consumidor (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04052015-153748/
    • NLM

      Hasner MS. Consumo consciente: compreensão e práticas do consumidor [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04052015-153748/
    • Vancouver

      Hasner MS. Consumo consciente: compreensão e práticas do consumidor [Internet]. 2015 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-04052015-153748/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024