O intelecto e a imaginação no conhecimento de Deus segundo Tomás de Aquino: aristotelismo e neoplatonismo (2014)
- Autores:
- Autor USP: MADUREIRA, JONAS MOREIRA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLF
- Assuntos: FILOSOFIA MEDIEVAL; FILOSOFIA CRISTÃ; FILOSOFIA ESCOLÁSTICA
- Palavras-chave do autor: Intelecto; Intellect; Thomism; Tomismo
- Idioma: Português
- Resumo: Em diversas passagens, Tomás de Aquino afirma que é impossível o nosso intelecto, unido ao corpo, inteligir algo em ato sem se converter aos fantasmas (conversio ad phantasmata). Segue-se, portanto, que a conversão aos fantasmas [i.e., o direcionamento natural do intelecto para as imagens recebidas pelos sentidos] é a condição de possibilidade da intelecção humana. Agora, se tal intelecção depende da conversão aos fantasmas, e estes, por sua vez, dependem da afecção dos entes materiais sobre os sentidos, conclui-se que o conhecimento intelectual humano só é possível a partir do conhecimento sensível. Se é correta essa simplificação, então, podemos continuar perguntando pela questão que, de fato, interessará aqui, a saber, se é possível o conhecimento dos incorpóreos, dos quais não existem fantasmas (imagens recebidas). Ora, se é indubitável que dos incorpóreos não temos fantasmas, então, como poderíamos inteligilos, uma vez que a intelecção humana depende necessariamente da conversio ad phantasmata? Para dar conta dessa problemática, propomos primeiro explicar porque a conversão aos fantasmas é a conditio sine qua non da intelecção humana. Somente depois disso, consideraremos o objetivo central desta investigação que é explicitar como Tomás de Aquino argumenta a favor da possibilidade do conhecimento de Deus, do qual não temos fantasmas
- Imprenta:
- Data da defesa: 11.08.2014
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ABNT
MADUREIRA, Jonas Moreira. O intelecto e a imaginação no conhecimento de Deus segundo Tomás de Aquino: aristotelismo e neoplatonismo. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14012015-173903/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Madureira, J. M. (2014). O intelecto e a imaginação no conhecimento de Deus segundo Tomás de Aquino: aristotelismo e neoplatonismo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14012015-173903/ -
NLM
Madureira JM. O intelecto e a imaginação no conhecimento de Deus segundo Tomás de Aquino: aristotelismo e neoplatonismo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14012015-173903/ -
Vancouver
Madureira JM. O intelecto e a imaginação no conhecimento de Deus segundo Tomás de Aquino: aristotelismo e neoplatonismo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-14012015-173903/
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