Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações (2015)
- Autores:
- Autor USP: LIMA, GERLANDO AUGUSTO SAMPAIO FRANCO DE - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.15728/bbr.2015.12.1.2
- Assuntos: APRENDIZAGEM; CONTABILIDADE; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta pesquisa analisa a aprendizagem autorregulada em estudantes de contabilidade em duas universidades públicas, apresentando diagnósticos, dimensões e possíveis explicações, contextualizadas a partir do gênero, idade e estágio no curso. Os objetivos deste trabalho incluem: (a) identificar as estratégias de aprendizagem autorregulada usadas por estudantes de contabilidade em duas universidades públicas, (b) determinar as dimensões associadas a essas estratégias, e (c) analisar como essas estratégias podem ser explicadas com base no gênero, idade ou fase (semestre) do aluno no curso. Uma amostra composta de 249 indivíduos revelou que gênero e idade são fatores que influenciam o grau de autorregulação de um estudante. As mulheres e os alunos mais jovens tendem a ter níveis mais elevados de aprendizagem autorregulada, no entanto, na análise do estágio do curso, os resultados não apresentaram distribuição normal, o que evidenciou a impossibilidade de perceber o aumento ou redução do grau de aprendizado autorregulado entre os respondentes. Estes resultados contribuem para a prática do ensino de contabilidade, como alunos mais velhos e os do gênero masculino devem receber uma atenção ainda mais especial em relação a seu desenvolvimento autorregulado, independente e pró-ativo.
- Imprenta:
- Local: Vitória, ES
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Brazilian Business Review - BBR
- ISSN: 1807-734X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 1, p. 38-56, jan./fev. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
LIMA FILHO, Raimundo Nonato e LIMA, Gerlando Augusto Sampaio Franco de e BRUNI, Adriano Leal. Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review - BBR, v. jan./fe 2015, n. 1, p. 38-56, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Lima Filho, R. N., Lima, G. A. S. F. de, & Bruni, A. L. (2015). Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações. Brazilian Business Review - BBR, jan./fe 2015( 1), 38-56. doi:10.15728/bbr.2015.12.1.2 -
NLM
Lima Filho RN, Lima GASF de, Bruni AL. Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações [Internet]. Brazilian Business Review - BBR. 2015 ; jan./fe 2015( 1): 38-56.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2 -
Vancouver
Lima Filho RN, Lima GASF de, Bruni AL. Aprendizagem autorregulada em contabilidade: diagnósticos, dimensões e explicações [Internet]. Brazilian Business Review - BBR. 2015 ; jan./fe 2015( 1): 38-56.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.15728/bbr.2015.12.1.2 - Em cada 3 balanços, 1 está irregular, aponta pesquisa. [Depoimento]
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Informações sobre o DOI: 10.15728/bbr.2015.12.1.2 (Fonte: oaDOI API)
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