Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (2015)
- Autores:
- Autores USP: CACHIONI, MEIRE - EACH ; BATISTONI, SAMILA SATHLER TAVARES - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/2175-623645741
- Assuntos: IDOSOS (EDUCAÇÃO;CAPACITAÇÃO); UNIVERSIDADE
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo buscou caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades educativas em um programa de educação permanente para idosos. O estudo é de caráter exploratório-descritivo, com participação de 82 professores/monitores. As emissões referentes ao que facilita a aprendizagem da pessoa idosa geraram três grupos de respostas: Categoria 1. Pedagogia Participativa Problematizadora; Categoria 2. Estratégias cognitivas considerando os declínios associados à idade; Categoria 3. Pedagogia da Transmissão. Concluiu-se que durante o processo educacional, deve-se encorajar uma apropriação ativa e crítica, em vez do acúmulo estático de conhecimento por parte das pessoas idosas
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Educação e Realidade
- ISSN: 0100-3143
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 40, n. 1, p. 81-103, jan./mar. 2015
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CACHIONI, Meire et al. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação e Realidade, v. 40, n. ja/mar. 2015, p. 81-103, 2015Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623645741. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Cachioni, M., Ordonez, T. N., Batistoni, S. S. T., & Silva, T. B. L. da. (2015). Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educação e Realidade, 40( ja/mar. 2015), 81-103. doi:10.1590/2175-623645741 -
NLM
Cachioni M, Ordonez TN, Batistoni SST, Silva TBL da. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade [Internet]. Educação e Realidade. 2015 ; 40( ja/mar. 2015): 81-103.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2175-623645741 -
Vancouver
Cachioni M, Ordonez TN, Batistoni SST, Silva TBL da. Metodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade [Internet]. Educação e Realidade. 2015 ; 40( ja/mar. 2015): 81-103.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2175-623645741 - Emotional Regulation Questionnaire (ERQ): indicadores psicométricos e relações com medidas afetivas em amostra idosa
- Bem-estar subjetivo e psicológico na velhice sob a perspectiva do conviver e do aprender
- Redes sociais e geratividade: a experiência do programa "Idosos on-line"
- Síntomas depresivos en adultos mayores participantes de una universidad abierta a la tercera edad
- Depressive symptoms in elderly participants of an open university for elderly
- The double vulnerability of elderly caregivers: multimorbidity and perceived burden and their associations with frailty
- Sobrecarga, funcionalidade familiar e saúde psicológica de idosos cuidadores de idosos: uma path analysis
- Controle percebido em cuidadores de idosos no contexto familiar: variáveis associadas
- Elderly who care for elderly: doublevulnerability and quality of life
- Variáveis associadas à satisfação com a vida em cuidadores idosos de parentes também idosos cronicamente doentes e dependentes
Informações sobre o DOI: 10.1590/2175-623645741 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas