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Significados de saúde para crianças de cinco anos e formação de conceitos à luz da abordagem histórico-cultura: reflexões para a promoção da saúde (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: CAMARGO, SILVIA REGINA BALDO DE - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERP
  • Subjects: FORMAÇÃO DE CONCEITO; PROMOÇÃO DA SAÚDE; EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Keywords: Abordagem histórico-cultural; Childhood education; Concept formation; Cultural-historical approach; Health promotion
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os significados que crianças de 5 anos atribuem à saúde, à luz da abordagem histórico-cultural. Apresenta como objetivos específicos: Identificar os significados atribuídos à saúde pelas crianças de 5 anos; Analisar tais significados no contexto da concepção teórica de promoção da saúde; Analisar a atribuição dos significados de saúde pela criança, à luz da abordagem histórico-cultural; Relacionar a atribuição dos significados pelas crianças ao processo de formação dos conceitos da abordagem histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada no referencial de promoção da saúde que tem a perspectiva de engajar sujeitos na busca por um ambiente mais saudável, e com fundamentação teórico-metodológica pautada na abordagem histórico- cultural de Vigotski, cujo foco é o estudo do homem e suas funções psicológicas, destacando o pensamento e a linguagem em suas origens sociais, enfatizando a cultura como parte da natureza do indivíduo e atribuindo papel fundamental à educação, pois considera que o aprendizado entre seres humanos, imersos em uma mesma sociedade, dá o acesso aos bens produzidos culturalmente. A construção dos dados realizou-se em uma escola pública no interior do Estado de São Paulo, com 20 crianças de 5 anos, a partir do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, em atividade individual com cada criança. Toda a atividade foi gravada em áudio, sendo as falas transcritas e os desenhos digitalizados. Os resultados foram organizados em quatro unidades de análise: O modelo biomédico/biológico da saúde; A significação da saúde como bem-estar de si e do outro; A relação entre a saúde e o cuidado; A ação do adulto ou do outro na saúde da criança. A análise indicou que há participantes que significam a saúde pela dimensão biologizante, como há os que o fazem pela perspectiva dapromoção da saúde; apontam a importância do papel do adulto na saúde da criança bem como a relação intrínseca entre cuidado e saúde. As atribuições de significados pelas crianças constituem a base do processo de formação de conceitos sobre saúde, e diferentes etapas dessa construção foram identificadas. Entende-se que os significados sobre saúde aqui trazidos, bem como aspectos da formação de conceitos, podem nortear professores e profissionais da saúde nos trabalhos de educação em saúde na escola, favorecendo vivências a partir daquilo que as crianças ressignificam como seres histórico-culturais, propiciando a criatividade, a curiosidade e a crítica sobre o "ser saudável" e tendo em vista que o processo de significação acontece de forma contínua, na mediação do sujeito com o mundo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.09.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      CAMARGO, Silvia Regina Baldo de. Significados de saúde para crianças de cinco anos e formação de conceitos à luz da abordagem histórico-cultura: reflexões para a promoção da saúde. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06022015-190734/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Camargo, S. R. B. de. (2014). Significados de saúde para crianças de cinco anos e formação de conceitos à luz da abordagem histórico-cultura: reflexões para a promoção da saúde (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06022015-190734/
    • NLM

      Camargo SRB de. Significados de saúde para crianças de cinco anos e formação de conceitos à luz da abordagem histórico-cultura: reflexões para a promoção da saúde [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06022015-190734/
    • Vancouver

      Camargo SRB de. Significados de saúde para crianças de cinco anos e formação de conceitos à luz da abordagem histórico-cultura: reflexões para a promoção da saúde [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-06022015-190734/

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