Exportar registro bibliográfico

Moral como mercadoria: a produção de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo (1963-1970) (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: OLIVEIRA, ANDRé MOREIRA - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLH
  • Assuntos: HISTÓRIA EM QUADRINHOS; MEIOS DE COMUNICAÇÃO; MORAL
  • Palavras-chave do autor: História das imagens; História dos meios de comunicação; History of means of comunication; History of images; Maurício de Sousa
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação documenta e analisa a produção em histórias em quadrinhos, charges e cartuns de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo, de setembro de 1963 a maio de 1970. A análise do conteúdo dessas produções revelou existir um discurso moralista e conservador voltado para os educadores e as crianças. No primeiro capítulo são descritos os traços narrativos e de conteúdo mais marcantes da produção em histórias em quadrinhos no decorrer de sua história. Em seguida, no segundo capítulo, um panorama geral dos editores e profissionais desse ofício no Brasil, chegando até a publicação da Folhinha de São Paulo. No terceiro capítulo são apresentadas as propostas legislativas para regulação das histórias em quadrinhos e como elas refletem uma moral que acompanha os tempos de sua produção. Finalmente no quarto capítulo temos a análise da produção de Maurício de Sousa. Nesse processo de experimentações, concessões,erros, acertos finamente é alcançada a estabilidade de aceitação desse tipo de narrativas, que por sua vez proporcionaram um conteúdo narrativo portador da fruição aceitável ao público leitor da Folhinha de São Paulo, a classe média, e que, abriu as mais variadas possibilidades de merchandising a Maurício de Sousa Produções, a maior e mais poderosa empresa de Histórias em Quadrinhos Brasileira na atualidade
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.08.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      OLIVEIRA, André Moreira. Moral como mercadoria: a produção de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo (1963-1970). 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12012015-105110/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Oliveira, A. M. (2014). Moral como mercadoria: a produção de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo (1963-1970) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12012015-105110/
    • NLM

      Oliveira AM. Moral como mercadoria: a produção de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo (1963-1970) [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12012015-105110/
    • Vancouver

      Oliveira AM. Moral como mercadoria: a produção de Maurício de Sousa na Folhinha de São Paulo (1963-1970) [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-12012015-105110/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024