Um modelo de localização-roteirização de instalações de transferência para distribuição de carga urbana baseado no método de cluster-first route-second (2014)
- Authors:
- Autor USP: TAKEBAYASHI, FABIANA - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PTR
- Subjects: ROTEIRIZAÇÃO; LOGÍSTICA; ESPAÇO URBANO; PROGRAMAÇÃO INTEIRA E FLUXOS EM REDE
- Language: Português
- Abstract: O trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de localização de centros intermediários de consolidação e redistribuição de cargas em um ambiente urbano brasileiro. O método integra o TransCAD e o OpenSolver e é aplicado à cidade de Curitiba, uma das dez mais populosas do Brasil. O método proposto é caracterizado como um modelo de localização-roteirização baseado em agrupamento e subsequente roteirização, identificado na literatura por cluster-first route-second; a adoção deste ordenamento permite tratar o problema para o atendimento de muitos estabelecimentos, como os mais de 60 mil em alguns dos cenários no estudo de caso de Curitiba. Cada agrupamento representa os pontos a serem visitados em uma única viagem e o processo inicial tenta minimizar as distâncias entre os estabelecimentos de cada grupo; na fase seguinte o melhor roteiro é computado para cada grupo; a terceira etapa consiste em calcular, para cada grupo e candidato, a distância total percorrida na viagem; por fim, a implantação ou não dos candidatos a centros de distribuição é obtida com a minimização em um modelo de programação linear inteira dos custos de aquisição e de operação dos centros de distribuição e dos custos de transportes. A dissertação também aborda a crescente percepção da importância da logística urbana à qualidade de vida nas cidades onde o adensamento populacional acirra a disputa pelo espaço viário e o conceito de City Logistics, que delineia entre outras medidas o ambiente cooperativo no qual implantação de centros de distribuição urbanos deve ocorrer.
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.11.2014
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ABNT
TAKEBAYASHI, Fabiana. Um modelo de localização-roteirização de instalações de transferência para distribuição de carga urbana baseado no método de cluster-first route-second. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-16112015-113249/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Takebayashi, F. (2014). Um modelo de localização-roteirização de instalações de transferência para distribuição de carga urbana baseado no método de cluster-first route-second (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-16112015-113249/ -
NLM
Takebayashi F. Um modelo de localização-roteirização de instalações de transferência para distribuição de carga urbana baseado no método de cluster-first route-second [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-16112015-113249/ -
Vancouver
Takebayashi F. Um modelo de localização-roteirização de instalações de transferência para distribuição de carga urbana baseado no método de cluster-first route-second [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-16112015-113249/
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