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Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: FALEIROS, NAYARA DE PAULA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PST
  • Assuntos: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL; EDUCAÇÃO; ENSINO PROFISSIONAL E TÉCNICO; ETNOGRAFIA; CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL; CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
  • Palavras-chave do autor: Basic education; Career education; Career guidance; Educação básica; Educação para a carreira; Technical education
  • Idioma: Português
  • Resumo: A Educação para a Carreira foi um movimento surgido nos Estados Unidos na década de 1970, que propunha uma reforma na educação americana, desde o ensino elementar, fundamentada na ideia de que a educação escolar deveria ser socialmente útil, desenvolvendo no indivíduo habilidades que pudessem ser aproveitadas futuramente, quando ingressasse no mundo do trabalho. Embora essa concepção estivesse presente no pensamento educacional americano desde os primórdios da formação do Estado, sua retomada pelo movimento da Educação para Carreira num momento de declínio econômico, em que as indústrias buscavam novas estratégias de enfrentamento, abrindo espaço para a emergência do toyotismo, favoreceu a obtenção do apoio ostensivo de um grande número de associações civis e profissionais, além dos próprios educadores. A Educação para a Carreira se expandiu para outros países que viviam uma situação semelhante, sendo que, no Brasil, permanece sendo uma prática pouco conhecida, uma vez que há, no campo da orientação profissional, uma preponderância no uso da abordagem clínica nos atendimentos, mesmo aqueles desenvolvidos no contexto escolar. Há muitos estudos realizados em escolas que indicam o quão a orientação profissional favorece os jovens que se encontram em momento de escolha. Entretanto, paradoxalmente, a orientação profissional permanece ocupando um lugar marginal dentro deste contexto. O objetivo desta pesquisa foi buscar conhecer a realidade concreta de uma escola pública técnicado Estado de São Paulo, procurando compreender as possibilidades e a viabilidade de uma proposta de Educação para a Carreira, em formato de disciplina integrada à grade curricular dos alunos, tornar-se uma prática sistematizada no cotidiano da mesma, no intuito de superar essa posição marginal. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em duas etapas. Na primeira, a partir da abordagem etnográfica, foi realizado um mapeamento do contexto escolar e suas sobredeterminações, no sentido de melhor compreendê-lo. Na segunda parte, tratou-se da construção, da implementação e da avaliação da prática interventiva em educação para a carreira no formato de uma disciplina integrante da grade curricular da escola. Frente aos resultados obtidos, é possível afirmar que esta pesquisa teve relevância não só porque proporcionou aos alunos um espaço de reflexão sobre seus estudos e projetos profissionais futuros, mas, principalmente, porque demonstrou que este espaço pode ser instituído na escola, fazendo parte do projeto políticopedagógico da mesma, ainda que não haja políticas públicas específicas na área que tragam essa obrigatoriedade. Foi possível constatar que o arcabouço legal proporcionado pela LDBEN de 1996, que permite à escola diversificar parte de seu currículo, somado a uma postura mais ativa do orientador profissional junto à mesma, pode promover, ali, a existência de um espaço de reflexão sistematizado para o jovem se preparar adequadamente para a transição escola-trabalho
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.12.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      FALEIROS, Nayara de Paula. Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05032015-155659/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Faleiros, N. de P. (2014). Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05032015-155659/
    • NLM

      Faleiros N de P. Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05032015-155659/
    • Vancouver

      Faleiros N de P. Educação para a carreira no cotidiano da escola pública: proposta de modelo interventivo para a grade curricular [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-05032015-155659/

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