Projeto de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmo genético (2014)
- Autores:
- Autor USP: ARBEX, RENATO OLIVEIRA - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PTR
- Assuntos: TRANSPORTE PÚBLICO; ÔNIBUS; ALGORITMOS GENÉTICOS
- Idioma: Português
- Resumo: Esta dissertação trata do problema do projeto de redes de transporte público por ônibus, que consiste em estabelecer as linhas de ônibus a serem operadas e seus respectivos trajetos e frequências. Busca-se determinar uma rede de tal forma a minimizar custos de operadores e usuários, constituindo um problema multiobjetivo. O custo dos operadores é representado tanto pela frota como pela quilometragem total necessária para atender às frequências exigidas; já o custo dos usuários é representado pela soma dos tempos de espera, tempos de viagem dentro do veículo e eventuais penalidades de transferência. Dado tratar-se de um problema multiobjetivo, de natureza combinatória e complexo, é proposto um método de solução baseado na metaheurística algoritmo genético. O mesmo baseia-se na construção inicial de um banco de rotas viáveis, e cada solução proposta é formada selecionando-se um subconjunto de rotas deste banco para formar a rede. São aplicadas estratégias de busca por soluções viáveis nos operadores do algoritmo genético, devido à grande proporção de indivíduos inviáveis. O modelo é avaliado através de uma instância de teste da literatura e os resultados são comparados com os já obtidos em trabalhos anteriores. A melhor solução encontrada através do método descrito deste trabalho é superior que as já reportadas na literatura. Uma análise de sensibilidade foi realizada para avaliar a influência de parâmetros de entrada do modelo na qualidade das soluções. Um Sistema de Visualização foi desenvolvido para representar graficamente as linhas de ônibus e demais variáveis das soluções. Sugere-se, ao final do trabalho, um conjunto de pesquisas futuras associadas à melhoria do modelo.
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.11.2014
-
ABNT
ARBEX, Renato Oliveira. Projeto de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmo genético. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-16112015-160850/. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Arbex, R. O. (2014). Projeto de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmo genético (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-16112015-160850/ -
NLM
Arbex RO. Projeto de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmo genético [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-16112015-160850/ -
Vancouver
Arbex RO. Projeto de redes otimizadas de transporte público por ônibus utilizando algoritmo genético [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-16112015-160850/ - Projeto de redes estruturais otimizadas de transporte público coletivo urbano por ônibus.
- Efficient transit network design and frequencies setting multi-objective optimization by alternating objective genetic algorithm
- Avaliação das mudanças nas velocidades das linhas de ônibus da cidade de São Paulo após a implantação de faixas exclusivas através da análise de dados de GPS
- Before-and-after evaluation of a bus network improvement using performance indicators from historical smart card data
- Uma avaliação do impacto do desabastecimento de combustível durante a greve dos caminhoneiros no sistema de transporte público de São Paulo: efeitos na lotação, na velocidade das viagens e na regularidade dos usuários
- Estimating the influence of crowding and travel time variability on accessibility to jobs in a large public transport network using smart card big data
- Estimação da matriz origem-destino e da distribuição espacial da lotação em um sistema de transporte sobre trilhos a partir de dados de bilhetagem eletrônica
- Caracterização da utilização de painel de mensagem variável nos pontos de parada de ônibus de São Paulo
- Modelo de simulação-otimização para a avaliação do potencial de um sistema de transporte de passageiros responsivo à demanda
- Multi-temporal transport network models for accessibility studies
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas