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Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia: relato de caso (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
  • Unidade: FOB
  • Subjects: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; ESCRITA; EPILEPSIA
  • Language: Português
  • Abstract: Introdução: Epilepsia trata-se de uma disfunção cerebral, determinada por alterações anatômicas ou funcionais. Caracteriza-se por descargas eletroquímicas recorrentes, anormais, excessivas e transitórias das células nervosas. A patologia associa-se com riscos para problemas de comportamento e aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem (que ocorrem na minoria dos casos) podem decorrer da epilepsia acompanhada de disfunção cerebral, de crises frequentes e prolongadas interferindo no processo de aprendizagem e do efeito colateral dos medicamentos, que podem causar fadiga, sonolência, diminuição da atenção e alteração de memória. Objetivo: Descrever, por meio de relato de caso, o desenvolvimento da aprendizagem da leitura e escrita em um caso de epilepsia. Metodologia: Paciente do sexo feminino, 14 anos de idade, estudante do 5º ano do ensino fundamental, com diagnóstico médico de epilepsia. Foi realizada avaliação fonoaudiológica da linguagem oral e escrita, complementada pela avaliação neuropsicológica e neurológica. Resultados: A paciente foi diagnosticada aos 4 anos de idade, porém apresentava crises de ausência desde o 1º ano de vida, controladas somente aos 9 anos de idade. Não tem histórico de atraso de fala e de desenvolvimento neuropsicomotor. Atualmente apresenta comportamentos infantilizados para a idade. Até os 12 anos de idade apresentava comportamentos agressivos e de inquietude, que atualmente estão controlados. Na avaliação neurológica, a ressonância magnética realizada aos 5 e aos 14 anos de idade não mostraram alterações. A avaliação genética também não encontrou alterações. A eletroencefalografia realizada aos 6 anos de idade mostrou presença de atividade epileptiforme frontal à direita. Atualmente a paciente faz uso dos medicamentos Depakene® e Lamitor®. A avaliação neuropsicológica encontrou rebaixamento intelectual.Iniciou terapia fonoaudiológica aos 8 anos de idade, com enfoque na aprendizagem, e não estava alfabetizada. Na avaliação fonoaudiológica atual, aos 14 anos de idade, observou-se alteração da linguagem quanto ao nível pragmático. Na consciência fonológica apresentou pontuação correspondente a 6 anos de idade. Na habilidade de acesso ao léxico, a paciente apresentou pontuação abaixo da 1ª série. Na compreensão auditiva o desempenho foi equivalente a 7 anos. O desempenho para memória sequencial auditiva foi equivalente a 4 anos e 4 meses e a memória sequencial visual foi equivalente a 10 anos e 11 meses. Quanto à aritmética, a paciente apresenta dificuldades no raciocínio lógicomatemático, inclusive em operações simples de adição e subtração. Em relação à escrita, iniciou aos 14 anos a realizar associação fonema-grafema, utilizando apoio na fala, faz omissões de grafemas e encontra-se na fase escrita silábico-alfabética. Quanto à leitura, esta é silabada e faz uso da rota fonológica. Conclusão: De acordo com o histórico da paciente, durante longo período da infância houve crises de ausência não controladas, o que pode ter interferido em sua condição intelectual, refletindo em um distúrbio de aprendizagem secundário a essa patologia. A intervenção fonoaudiológica iniciou-se somente aos 8 anos de idade. Dessa forma, observa-se que em seis anos de intervenção, a evolução das habilidades de leitura e escrita tem se mostrado lenta. No entanto, enfatiza-se a importância do diagnóstico e intervenções precoces, a fim de minimizar as possíveis dificuldades de aprendizado.
  • Imprenta:
  • ISBN: 978-85-87962-19-5
  • Source:
    • Título do periódico: Anais
  • Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

  • How to cite
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    • ABNT

      CAVALHEIRO, Maria Gabriela et al. Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia: relato de caso. 2013, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Cavalheiro, M. G., Gonçalves, T. dos S., Argentim, J. P., & Crenitte, P. A. P. (2013). Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia: relato de caso. In Anais. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
    • NLM

      Cavalheiro MG, Gonçalves T dos S, Argentim JP, Crenitte PAP. Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia: relato de caso. Anais. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Cavalheiro MG, Gonçalves T dos S, Argentim JP, Crenitte PAP. Desenvolvimento da linguagem escrita na epilepsia: relato de caso. Anais. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ]


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