Efeitos do ensino de habilidades auditivas sobre inteligibilidade fala de sentenças em crianças implantadas cocleares (2014)
- Autores:
- Autor USP: MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES AUDITIVOS; IMPLANTE DA CÓCLEA; PERDA AUDITIVA BILATERAL (REABILITAÇÃO); PERDA AUDITIVA NEUROSSENSORIAL (REABILITAÇÃO); PERCEPÇÃO DA FALA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: Dentre as potenciais tecnologias aplicadas na reabilitação de pessoas com deficiência auditiva bilateral neurossensorial prélingual de grau severo a profundo, destacase o implante coclear, o qual possibilita a detecção auditiva ao individuo, proporcionando condições favoráveis para aprendizagem de habilidades auditivas e desenvolvimento da linguagem oral. Por meio do implante coclear, esta população tem apresentado uma rápida aquisição de habilidades receptivas, contudo a linguagem expressiva não acompanha mesmo ritmo (apresentando distorções e omissões na fala), requerendo condições particulares para o ensino desta competência. Considerando que implantados cocleares prélinguais demonstram maior inteligibilidade da fala em tarefas de leitura do que em nomeação de figuras e que o fortalecimento de relações de equivalência entre as diferentes habilidades receptivas e expressivas pode aprimorar a inteligibilidade da fala, o presente estudo investigou se o ensino programado poderia fortalecer as habilidades de ouvinte e estendêlas para as de falante para a referida população. Objetivo: Avaliar efeitos do ensino sistemático do reconhecimento auditivo de sentenças e do ditado por composição sobre a inteligibilidade da fala de sentenças sobre a nomeação de figuras, em crianças usuárias de implante coclear. Metodologia: Foram selecionadas cinco crianças com deficiência auditiva severoprofundo neurossensorial bilateral prélingual, usuárias de implante coclear há 7 anos (em média), escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental e acompanhados pelo serviços de centro de referência; todas apresentavam pronúncia acima de 70% de acertos em tarefas de leitura de sentenças impressas, contudo os desempenhos na nomeação de figuras eram inferiores à 50% na correspondência pontualAs sessões foram conduzidas via notebook contendo o software PROLER®, que gerenciava a exposição às tarefas de seleção de figuras e composição das sentenças impressas. Três conjuntos de estímulos de natureza auditiva (sentenças ditadas), pictórica (figuras de ações humanas) e impressa (sentenças impressas) foram adotados, que estavam estruturados pela função sintática de sujeito, verbo e objeto; as sentenças, por sua vez, sobrepunhamse pelo objeto. Os participantes foram ensinados a construir sentenças, selecionando ordenadamente as palavras impressas, na sequência sujeitoverboobjeto, condicionalmente à sentença ditada; adicionalmente, foram expostos às tarefas de reconhecimento auditivo, na qual deveriam ouvir sentenças ditadas e selecionar as figuras de ações correspondentes. Póstestes avaliaram a compreensão pela construção de sentenças impressas mediante a figura, visto que foram emparelhadas às mesmas sentenças ditadas; também avaliaram nomeação de figuras e leitura das três sentenças ensinadas e outras seis, as quais derivaram da recombinação dos elementos das sentenças ensinadas. Resultados: Todos os participantes apresentaram 100% de acertos nas tarefas de ensino e nos testes de compreensão de sentenças ditadas; quanto à inteligibilidade da fala de sentenças, todos demonstraram melhorias expressivas na produção oral durante a exposição às tarefas de nomeação de figuras de ações (M=92,03%) e de leitura de sentenças impressas (M=97,10%) com estímulos treinados. Para as sentenças derivadas da recombinação dos elementos ensinados, os participantes exibiram índices elevados em nomeação (M=95,40%) e em leitura (M=98,3%). Conclusão: As condições de ensino programadas favoreceram o fortalecimento de habilidades auditivas envolvendo sentenças e suas relações com a produção oral, maximizando a inteligibilidade da fala dessas crianças
- Imprenta:
- Editora: Academia Brasileira de Audiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Anais
- Nome do evento: Encontro Internacional de Audiologia
-
ABNT
NEVES, Anderson Jonas das et al. Efeitos do ensino de habilidades auditivas sobre inteligibilidade fala de sentenças em crianças implantadas cocleares. 2014, Anais.. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2014. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Neves, A. J. das, Moret, A. de L. M., Verdu, A. C. M. A., & Silva, L. T. do N. (2014). Efeitos do ensino de habilidades auditivas sobre inteligibilidade fala de sentenças em crianças implantadas cocleares. In Anais. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia. -
NLM
Neves AJ das, Moret A de LM, Verdu ACMA, Silva LT do N. Efeitos do ensino de habilidades auditivas sobre inteligibilidade fala de sentenças em crianças implantadas cocleares. Anais. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Neves AJ das, Moret A de LM, Verdu ACMA, Silva LT do N. Efeitos do ensino de habilidades auditivas sobre inteligibilidade fala de sentenças em crianças implantadas cocleares. Anais. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Nucleos de referencia: resultado parcial da triagem auditiva realizada em bauru durante a campanha nacional de multivacinacao infantil
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