Exportar registro bibliográfico

Ciclones subtropicais sobre o sudoeste do Atlântico Sul :: climatologia e fontes de umidade (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: GOZZO, LUIZ FELIPPE - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: ACA
  • Assunto: CLIMATOLOGIA
  • Language: Português
  • Abstract: Ciclone subtropical é um sistema de baixa pressão não frontal que apresenta núcleo quente em baixos níveis e frio em altos níveis. Sua gênese, estrutura, climatologia e previsibilidade são temas de pesquisa recente. O objetivo deste trabalho é apresentar uma climatologia destes ciclones com duas reanálises (ERA Interim e NCEP-NCAR), para o Atlântico Sul, com ênfase no sudoeste do Atlântico, e propor um critério de identificação menos restritivo que o adotado na literatura. Este novo critério possibilita a identificação de ciclones mais rasos e fracos, como ilustrado em um estudo de caso de janeiro de 2008. No período de 1979 a 2011, uma média de 7 ciclones subtropicais se formaram por ano sobre o Atlântico Sul, com maior frequência próximo à costa do sul e sudeste do Brasil, e nos meses de verão. Na comparação entre ERA Interim e NCEP-NCAR, existe grande concordância em relação à intensidade, dimensão horizontal, ciclo anual e distribuição geográfica dos ciclones, porém a correlação entre a variabilidade interanual é quase nula. Composições de campos sinóticos indicam que a formação de ciclones subtropicais é associada a um padrão de bloqueio do tipo dipolo em altos níveis, e o movimento ascendente é intensificado pela presença de uma baixa fria desprendida na média troposfera. Durante os eventos de ciclones subtropicais, os fluxos de calor e umidade na interface oceano-atmosfera sob os ciclones apresentam valores próximos à média climatológica. A análise Lagrangeana de fontes de umidade por meio do modelo Flexpart mostra que grande parte da umidade presente no desenvolvimento destes eventos se origina em uma região afastada, a nordeste dos ciclones, e é transportada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul até a costa sul-sudeste do Brasil. Experimentos de sensibilidade com o modelo numérico Weather Range and Forecast (WRF) para (Continuação)(Continua) dois ciclones subtropicais, indicam que é necessária a soma da evaporação local com a umidade transportada de regiões mais distantes, para criar condições em que tais ciclones possam se desenvolver no sudoeste do Atlântico Sul. Estes resultados permitem compreender a ocorrência dos ciclones subtropicais nesta região onde a temperatura da superfície do mar é relativamente baixa.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.10.2014

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GOZZO, Luiz Felippe. Ciclones subtropicais sobre o sudoeste do Atlântico Sul :: climatologia e fontes de umidade. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Gozzo, L. F. (2014). Ciclones subtropicais sobre o sudoeste do Atlântico Sul :: climatologia e fontes de umidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Gozzo LF. Ciclones subtropicais sobre o sudoeste do Atlântico Sul :: climatologia e fontes de umidade. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Gozzo LF. Ciclones subtropicais sobre o sudoeste do Atlântico Sul :: climatologia e fontes de umidade. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024