A narrativa memorialística de Paschoal Lemme: apontamentos para uma análise retórica (2014)
- Authors:
- Autor USP: CUNHA, MARCUS VINICIUS DA - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Subjects: EDUCAÇÃO; MEMÓRIA; ESCOLA NOVA; RETÓRICA (ANÁLISE)
- Language: Português
- Abstract: O ponto de partida deste trabalho são os resultados de duas pesquisas sobre a obra Memórias de Paschoal Lemme publicada na década de 1980, tendo por objetivo discutir as narrativas memorialísticas como fontes historiográficas. A primeira parte do trabalho apresenta um resumo dos fatos políticos e educacionais abordados por Lemme. A segunda parte procura respostas para algumas indagações decorrentes da referida narrativa, buscando esclarecer os posicionamentos filosóficos, políticos e educacionais do autor. A terceira parte problematiza o uso de narrativas autobiográficas como recurso historiográfico, propondo uma nova investigação, a ser desenvolvida mediante os referenciais teórico-metodológicos da análise retórica, metodologia adotada pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq)
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- Source:
- Título do periódico: Revista História e Cultura
- ISSN: 2238-6270
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 1, p. 312-328, 2014
-
ABNT
SBRANA, Roberta Aline e CUNHA, Marcus Vinicius da. A narrativa memorialística de Paschoal Lemme: apontamentos para uma análise retórica. Revista História e Cultura, v. 3, n. 1, p. 312-328, 2014Tradução . . Acesso em: 16 abr. 2024. -
APA
Sbrana, R. A., & Cunha, M. V. da. (2014). A narrativa memorialística de Paschoal Lemme: apontamentos para uma análise retórica. Revista História e Cultura, 3( 1), 312-328. -
NLM
Sbrana RA, Cunha MV da. A narrativa memorialística de Paschoal Lemme: apontamentos para uma análise retórica. Revista História e Cultura. 2014 ; 3( 1): 312-328.[citado 2024 abr. 16 ] -
Vancouver
Sbrana RA, Cunha MV da. A narrativa memorialística de Paschoal Lemme: apontamentos para uma análise retórica. Revista História e Cultura. 2014 ; 3( 1): 312-328.[citado 2024 abr. 16 ] - Há vários critérios para aferir a vitalidade de um Programa de Pós-Graduação...[apresentação]
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