Relação entre distúrbio específico de linguagem e gagueira: relato de caso (2014)
- Autores:
- Autor USP: HERRERA, SIMONE APARECIDA LOPES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: TRANSTORNOS DA LINGUAGEM; GAGUEIRA; FONOTERAPIA
- Idioma: Português
- Resumo: INTRODUÇÃO: A produção da fala fluente requer que os componentes da sua produção estejam em sincronia e integrados, sendo eles continuidade, velocidade, esforço e também as unidades fonológicas, lexicais, morfológicas e sintáticas. Já a fala disfluente apresenta rupturas involuntárias nesses componentes. O Distúrbio Específico de Linguagem (DEL) é um distúrbio no qual as habilidades de linguagem da criança estão limitadas, na exclusão de déficits intelectuais ou sensoriais, distúrbios pervasivos do desenvolvimento, dano cerebral, além de condições sociais e emocionais adequadas. Vários aspectos da linguagem são enfocados nos casos com DEL, mas há poucos estudos relacionandoos às alterações de fluência. Foram observados casos na Clínicaescola do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP de indivíduos com diagnóstico fonoaudiológico de DEL com manifestações de disfluência. OBJETIVO: Descrever os achados clínicos de dois pacientes com Diagnóstico Fonoaudiológico de DEL e com queixa familiar de gagueira. MÉTODOS: Relato de caso clínico. Paciente 1 (S.): Sexo feminino, 16 anos e 5 meses, atendida na clínica há 18 meses, com enfoque terapêutico de aumento dos momentos de fluência. Paciente 2 (L.): Sexo masculino, 6 anos e 11 meses, atendido há 12 meses e a terapia enfoca os aspectos da linguagem, principalmente, a fonologia. Foram aplicados nos dois pacientes os testes ABFW – Prova de Fluência (ANDRADE, 2004), Teste de Nomeação Automatizada Rápida – RAN (FERREIRA, et al. 2003), Protocolo de Habilidades Comunicativas Não Verbais (ABE, LOPESHERRERA, 2013) e Prova de Memória de Trabalho (HAGE, GRIVOL, 2009). Além disso, em S. foi aplicado também o Protocolo Stuttering Severity Instrument – SSI (RILEY, 1994) e em L. foi aplicado o Protocolo de Risco Para a Gagueira do Desenvolvimento – PDGD (ANDRADE, 2006). RESULTADOS: Na prova de fluência do ABFW, S. apresentou 17disfluências comuns e 18 disfluências gagas, sendo repetição de sílabas, bloqueios e prolongamentos. Houve dificuldade de colher a amostra de L. devido a dificuldade narrativa, porém foi realizada a contagem de disfluências mesmo com amostra pequena. Foram registradas apenas disfluências gagas, totalizando 6 disfluências (repetição de sílabas e prolongamentos). Ambos pacientes apresentaram disfluências além do esperado para a idade. Para o teste RAN ambos foram aquém do esperado, indicando alteração do acesso rápido ao léxico. Na Prova de Memória de Trabalho, ambos obtiveram pontuação aquém do esperado para as provas de repetição de nãopalavras, dígitos ordem direta e ordem inversa. No protocolo de habilidades comunicativas não verbais, os dois pacientes apresentaram habilidades dialógicas, de regulação e habilidades verbais não interativas adequadas. As habilidades narrativodiscursivas foram consideradas inadequadas, uma vez que demonstram dificuldades em relatar histórias. O protocolo SSI foi aplicado somente em S., que obteve score de 36, caracterizando gagueira de grau severo. O PRGD indicou que L. possui risco, principalmente pelo histórico pessoal e familial. Em terapia, observase que os pacientes possuem pouco monitoramento quanto a disfluência e à própria fala em geral. CONCLUSÕE: Os pacientes apresentaram alteração lexical e memória de trabalho. De acordo com os achados encontrados, a fluência pode estar prejudicada devido dificuldade de evocação lexical, bem como as demais alterações de linguagem e pela historia familial.
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2014
- ISBN: 978-85-60911-48-6
- Fonte:
- Título do periódico: Anais Científicos
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
QUADROS, Isabela Alves de et al. Relação entre distúrbio específico de linguagem e gagueira: relato de caso. 2014, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Quadros, I. A. de, Guarnieri, C., Gonçalves, B. R. L., & Lopes-Herrera, S. A. (2014). Relação entre distúrbio específico de linguagem e gagueira: relato de caso. In Anais Científicos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Quadros IA de, Guarnieri C, Gonçalves BRL, Lopes-Herrera SA. Relação entre distúrbio específico de linguagem e gagueira: relato de caso. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Quadros IA de, Guarnieri C, Gonçalves BRL, Lopes-Herrera SA. Relação entre distúrbio específico de linguagem e gagueira: relato de caso. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] - Análise do processo de construção de projeto político-pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro
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