Práticas sociais de leitura em adultos e idosos que frequentam a EJA (2014)
- Autores:
- Autor USP: CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; LEITURA
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: A educação permite que as pessoas busquem melhoria de vida, capacitandose para competir no mercado de trabalho bem como reconhecer seus direitos. É nesse sentido que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) está destinada àqueles que não tiveram oportunidades educacionais em idade própria ou que a tiveram de forma insuficiente. Educar jovens e adultos, não é apenas ensinálos a ler e escrever seu próprio nome, e sim oferecerlhes uma escolarização ampla com mais qualidade. O Letramento relacionado às práticas de leitura e escrita em contextos específicos e para objetivos específicos articulado com as práticas sociais possibilitam que o aluno aprenda de forma contextualizada e crítica. A educação possibilita o desenvolvimento da sociedade, tornandoa mais consciente, crítica e exigente. Objetivo: Caracterizar as práticas sociais de leitura de adultos e idosos que frequentam a EJA em município do interior do estado de São Paulo. Metodologia: A amostra foi composta por alunos que frequentam a EJA cursando o Ensino FundamentalCiclo 1, no período noturno. Foi aplicado questionário elaborado para essa pesquisa, sob a forma de entrevista individual, com 10 perguntas com respostas de múltipla escolha, em que apenas três perguntas permitiam assinalar mais de uma alternativa. Resultados: A média de idade dos participantes foi de 46,35 anos. Quanto à escolaridade, 11,76% cursam a primeira série, 41,17% frequentam a segunda série, 11,76%, cursam a terceira série e 23,52% frequentam a quarta série. Na modalidade EJA desta escola ainda se considera o Ensino Fundamental de oito anos. Quanto às práticas sociais de leitura, foi observado que 76,47% dos sujeitos gostam de ler “muito”, quanto à opinião sobre a leitura, 52,94% relataram que ler é “gostoso”, 35,29% “interessante” e apenas 5,88% relataram como “cansativa”. Quanto ao tipo de material mais lido pelosparticipantes, o tipo mais citado “livros didáticos”, seguido por “jornais”. Quanto à importância da leitura, 76,47% responderam que saber ler é importante para “ter acesso ao conhecimento ou informação”. Quanto ao hábito de leitura, 41,17% respondeu que lê em seu tempo livre. A maioria relatou pontos positivos sobre a leitura e o material escrito mais citado foi o Jornal. Conclusão: A nova proposta para o EJA visa articular as práticas sociais, considerando que a aprendizagem deve partir das experiências cotidianas dos alunos. Foi possível concluir que esta população tem contato com a leitura, gostando de ler diversos tipos de materiais. Assim, o uso da leitura e escrita foi observado em diferentes contextos sociais.
- Imprenta:
- Editora: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2014
- ISBN: 978-85-60911-48-6
- Fonte:
- Título do periódico: Anais Científicos
- Nome do evento: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
OLIVEIRA, Ariadnes Nobrega de et al. Práticas sociais de leitura em adultos e idosos que frequentam a EJA. 2014, Anais.. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2014. . Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Oliveira, A. N. de, França, M. L., Lawi, E. R. J. A., & Caldana, M. de L. (2014). Práticas sociais de leitura em adultos e idosos que frequentam a EJA. In Anais Científicos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. -
NLM
Oliveira AN de, França ML, Lawi ERJA, Caldana M de L. Práticas sociais de leitura em adultos e idosos que frequentam a EJA. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] -
Vancouver
Oliveira AN de, França ML, Lawi ERJA, Caldana M de L. Práticas sociais de leitura em adultos e idosos que frequentam a EJA. Anais Científicos. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] - Terapia intensiva fonoaudiológica em paciente afásico acometido por acidente vascular encefálico hemorrágico
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