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Educação para a democracia no Brasil: fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: CABRAL, GUILHERME PEREZ - FD
  • Unidade: FD
  • Sigla do Departamento: DFD
  • Subjects: FILOSOFIA DO DIREITO; EDUCAÇÃO; DEMOCRACIA
  • Language: Português
  • Abstract: A tese tem como objetivo a reflexão sobre a educação para a democracia no Brasil, fundamentada na filosofia social de John Dewey, um dos principais nomes do pragmatismo norte-americano, e Jürgen Habermas, expressão da "segunda geração" da escola de Frankfurt. A Constituição Federal de 1988 institui, em oposição ao passado autoritário brsileiro, um Estado Democrático de Direito que, amparado em vigoroso sistema de direito humanos, tem a educação como instrumento funamental para sua consolidação. Os referenciais teóricos, em diálogo, permitem a leitura enriquecida do prjeto constitucional, dentro da tradição da modernidade - em que ele se inscreve -, criticamente revisitada. Democracia e educação são apreendidas à luz do conceito de discurso e de seu potencial racional cognitivo e prático. A democracia se destaca como experiência racional- comunicativa e moral cognitiva de autodererminação, em que, no processo discursivo de formação da opinião e da vontade e de solução compartilhada de problemas comuns, prevalece - sobre a atuação do sistema político e a orientando - a atuação da sociedade civil, na esfera pública. Lugar da realização do projeto moderno emancipatório, traz consigo a ideia da autonomia intersubjetivamente apreendida, no medium da lingaugem voltada ao entendimento. A educação para a democracia, assim concebida discursivamente, não se distingue da aprendizagem orientada ao pleno desenvolvimento da pessoa. Compreende uma experiência educativa configurada a partir das seguintes diretrizes: a educação dialógica; o desenvolvimento cognitivo e moral do educando, a partir do exercício do pensamento reflexivo e da reconstrução criativa do inventário cognitivo, em vista da solução de problemas enfrentdos no curso da experiência; a pedagogia diretiva, destacado o papel do docente, inversamente proporcional ao crescimento do educando; o diálogo interdisciplinar; e a participação da sociedadecivil, que se distingue do Estado, sem ser assimilada pela economia. Entreve-se, desse modo, na socialização dialógica, a formação da individualidade na direção do estágio da consciência moral autônoma (pós-convencional), com competência e disposição comunicativa para práxis discursiva, que marca a experiência social democrática
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.11.2014
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      CABRAL, Guilherme Perez. Educação para a democracia no Brasil: fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-25082017-104318/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Cabral, G. P. (2014). Educação para a democracia no Brasil: fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-25082017-104318/
    • NLM

      Cabral GP. Educação para a democracia no Brasil: fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-25082017-104318/
    • Vancouver

      Cabral GP. Educação para a democracia no Brasil: fundamentação filosófica a partir de John Dewey e Jürgen Habermas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2139/tde-25082017-104318/

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