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Análise mecânica do lastro ferroviário por meio de ensaios triaxiais cíclicos (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: MERHEB, ANTONIO HAMILTON MICHEL - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PTR
  • Assuntos: FERROVIAS; LASTRO
  • Palavras-chave do autor: ENSAIOS TRIAXIAIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa voltada ao estudo do comportamento mecânico do sistema ferroviário e tem foco principal no estudo experimental em laboratório que visa avaliar as características do lastro ferroviário em condições de carga variadas e determinar a influência dos principais parâmetros que afetam o comportamento da estrutura. O material utilizado em camada de lastro ferroviário é normalmente constituído de frações granulométricas graúdas o que dificulta a execução de testes de grande escala em laboratório, devido à robustez necessária do equipamento para representar a correta correspondência entre a amostra e o material de lastro. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de um novo aparelho triaxial em larga escala (400mmx800mm), que permite ensaiar agregados graúdos como no campo sem a necessidade de escalonamento da curva granulométrica; analisar a aplicabilidade da técnica de graduação paralela em ensaios triaxiais utilizando equipamento cilíndrico de pequena escala (150mm x 300mm), no qual é mais fácil de manipular pequenas frações, assim como avaliar a influência de duas graduações diferentes sobre deterioração e deformação. Verificou-se que os materiais granulares revelam uma forte tendência de se compactar sob níveis elevados de estresse, causando um aumento significativo de rigidez. A graduação AREMA Nº 24 mostrou-se mais resistente à deformação e a deterioração quando comparada à AREMA Nº 3. O nível de tensões escolhido mostrou-se satisfatório para simular a via permanente sob carregamento, devido à deterioração dos agregados ao final do teste.Além disso, a degradação da amostra contaminada foi mais acentuada que aquela sem finos, demonstrando que o aumento no nível de colmatação implica em perda da durabilidade do lastro, acarretando em necessidade de mais ciclos de correção geométrica e diminuição de sua vida útil. Observou-se que combinação de finos e água no lastro afeta fortemente a resposta mecânica da via permanente, diminuindo sua rigidez e ocasionando instabilidade do sistema, devendo esta situação ser evitada. Os resultados também apontam que o aumento de carga por eixo contribui para uma degradação acelerada dos componentes da via, ocasionando a diminuição do período entre ciclos de manutenção. Os resultados contribuem para uma melhor compreensão do comportamento mecânico da camada de lastro, e desta forma auxiliam no projeto de vias férreas mais eficientes.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.09.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      MERHEB, Antônio Hamilton Michel. Análise mecânica do lastro ferroviário por meio de ensaios triaxiais cíclicos. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-20052015-160602/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Merheb, A. H. M. (2014). Análise mecânica do lastro ferroviário por meio de ensaios triaxiais cíclicos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-20052015-160602/
    • NLM

      Merheb AHM. Análise mecânica do lastro ferroviário por meio de ensaios triaxiais cíclicos [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-20052015-160602/
    • Vancouver

      Merheb AHM. Análise mecânica do lastro ferroviário por meio de ensaios triaxiais cíclicos [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-20052015-160602/


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