Exportar registro bibliográfico

A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTANA, EDSON RODRIGUES - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: CIÊNCIA; FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; FILMES; COMUNIDADES
  • Palavras-chave do autor: Community of practice; Comunidade de prática; Filmic use of resources in continuing teacher education; Nature of science; Natureza da ciência; Uso de recursos fílmicos na formação continuada de professores
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho procura discutir as contribuições de uma comunidade de prática (CoP) na formação continuada de professores de Ciências, para abordar o tema da natureza da ciência (NdC) com a utilização de recursos fílmicos de veiculação comercial. Para isso, foram elaborados dois cursos na modalidade extensão universitária, oferecidos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e que ocorreram nos dois semestres de 2012, quinzenalmente aos sábados. Os professores participaram nos cursos de forma voluntária. Também há de se destacar que inicialmente não havíamos previsto aplicar dois cursos, no entanto, a pedido dos professores, conforme está documentado nos dados, foi solicitada a criação do segundo curso, aspecto importante e que inclusive reforça o papel das comunidades de prática em processos de formação de professores. Além disso, apontamos que a formação continuada no caso dos professores em serviço poderia inserir tais temas e, portanto, contribuir na compreensão dos professores acerca deste tema. A fonte principal dos dados são as transcrições das aulas e as análises das sequências didáticas produzidas pelos professores. A orientação metodológica, assim como a análise de dados, foi norteada pelos pressupostos da investigação qualitativa em educação. Destacamos como instrumentos de coleta de dados os seguintes instrumentos: notas de campo, questionário, entrevistas semi-estruturadas, registro audiovisual de todos os encontros, sequências didáticas elaboradaspelos professores e informações contidas em mensagens eletrônicas (e-mails). A análise de dados está distribuída em dois momentos, de modo que o momento I caracteriza-se no primeiro curso e com preocupação principal em investigar as concepções dos professores, assim como identificar possíveis mudanças, enquanto que no momento II, especificamente com dados do segundo curso, ocorre o aprofundamento em analisar as interações que se estabeleceram na CoP, para isso são elaborados categorias e subcategorias de análises. Os resultados demonstram que ainda existem problemas nas concepções dos professores, porém, à medida que os mesmos foram imersos em situações típicas de CoP e com a mediação da utilização dos recursos fílmicos, foi possível identificar mudanças, ainda que sutis nas concepções de NdC. Porém, o mais importante é notado nas interações entre os professores, ou seja, o engajamento mútuo e o compartilhamento de ideias e práticas para tentar introduzir tanto o tema quanto os recursos fílmicos com os alunos dos próprios professores pesquisados. Ao nosso entender, isto pode ser explicado porque os mecanismos de autonomia e protagonismo da ação do professor foram contemplados em virtude da participação em CoP, que valoriza e estimula o compartilhamento entre indivíduos que se identificam em práticas e ideias
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.11.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTANA, Edson Rodrigues. A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/. Acesso em: 24 set. 2024.
    • APA

      Santana, E. R. (2014). A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/
    • NLM

      Santana ER. A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/
    • Vancouver

      Santana ER. A abordagem da natureza da ciência subsidiada por recursos fílmicos em uma comunidade de prática [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-141131/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024