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Trajetórias escolares de estudantes com deficiência física no município de São Paulo (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: DAVIDS, CLAUDINE ESTHER COSTA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: DEFICIENTE FÍSICO (EDUCAÇÃO); EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO ESCOLAR; DIREITO À EDUCAÇÃO; ESCOLA PÚBLICA; TRAJETÓRIA (EDUCAÇÃO)
  • Palavras-chave do autor: Deficiência física - educação; Direito à educação; Droit à l´éducation; >>cole publique; Educação especial; >>ducation spéciale; Escola pública; Handicap physique - éducation; Inclusão escolar; Inclusion scolaire; Trajectoires - éducation; Trajetória - educação
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, incidiu sobre as trajetórias escolares de crianças e adolescentes com deficiência física que procuraram uma instituição filantrópica especializada, cuja matriz se localizava no município de São Paulo, de agosto de 2004 a julho de 2010, para uma orientação sobre escolarização com a pesquisadora. Teve por objetivos: 1) identificar o perfil dos 194 sujeitos que foram orientados; e 2) resgatar, sistematizar e discutir as trajetórias escolares dos sujeitos que residiam no município de São Paulo por ocasião da orientação e que assim permaneciam em 2013, em termos de progressão escolar. Com aproximações de autores que adotam uma abordagem sociológica, os dados gerados e organizados foram discutidos à luz dos pressupostos emanados pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008a), dos documentos norteadores da educação especial vigentes em 2013 nas redes públicas de ensino estadual e municipal de São Paulo e de literatura concernente ao direito à educação. Os resultados indicaram, dentre outros aspectos, a existência de muitos casos de retenção, falta de acesso à escola, frequência em ano série diferente daquele em que o aluno tinha sido matriculado, trocas de escola em busca de melhor atendimento, casos de promoção sem aprendizagem e escassez na oferta de atendimento educacional especializado. Não obstante, foram apreendidas informações sobre alguns avanços no processo de inclusão escolardos estudantes com deficiência física, por vezes, permitindo que concluíssem o ensino médio e tivessem acesso à educação superior. Espera-se que a pesquisa possa trazer contribuições para a discussão sobre a escolarização desses estudantes, bem como agregar elementos para o planejamento de políticas públicas e para lhes garantir melhor qualidade de ensino
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 19.11.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      DAVIDS, Claudine Esther Costa. Trajetórias escolares de estudantes com deficiência física no município de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-134511/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Davids, C. E. C. (2014). Trajetórias escolares de estudantes com deficiência física no município de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-134511/
    • NLM

      Davids CEC. Trajetórias escolares de estudantes com deficiência física no município de São Paulo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-134511/
    • Vancouver

      Davids CEC. Trajetórias escolares de estudantes com deficiência física no município de São Paulo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28012015-134511/

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