Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração (2014)
- Autores:
- Autor USP: MARINHO, BERNADETE DE LOURDES - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.5700/rege543
- Assuntos: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; PÓS-GRADUAÇÃO; ADMINISTRAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: A andragogia uma abordagem de ensino com foco no público adulto, vem ganhando significativa importância nos últimos 40 anos, a partir do crescimento do número de adultos que estão retornando às salas de aula. A necessidade de tal abordagem de ensino advém da premissa de que adultos e crianças aprendem de formas diferentes. O presente estudo situa-se no campo do ensino em Administração e tem como linha teórica a andragogia como forma de ensino. O principal objetivo é identificar a percepção de alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração mais bem avaliados no estado de Sã o Paulo quanto à utilização da andragogia. O estudo possui enfoque quantitativo e é do tipo exploratório. O tratamento dos dados foi realizado por meio de estatística descritiva e por meio da técnica multivariada de Análise Fatorial, a partir de 139 respostas válidas. A pesquisa foi aplicada no curso de pós-graduação em Administração stricto sensu da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Escola de São Paulo (FEA-USP) e da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Dentre os principais resultados, foi possível identificar quatro dos seis elementos do processo de andragogia propostos pela literatura. Os alunos percebem a emergência de um processo de preparação, de estabelecimento de clima colaborativo, de estabelecimento de objetivos e de avaliação contínua da aprendizagem. Por outro lado, não percebem o uso de técnicas experienciais de aprendizagem nas escolas. Também ressalta, na percepção do uso da andragogia, a influência do nível acadêmico; todavia, idade e experiência prévia como professor não resultaram em diferenças significativas nessa percepção
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: REGE: Revista de Gestão
- ISSN: 2177-8736
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 4, p. 507-523, out./dez. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: green
-
ABNT
SHINODA, Ana Carolina Messias et al. Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração. REGE: Revista de Gestão, v. 21, n. 4, p. 507-523, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5700/rege543. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Shinoda, A. C. M., Tumelero, C., Merino, M. H., Danese, A. M., Carnauba, A. A. C., & Marinho, B. de L. (2014). Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração. REGE: Revista de Gestão, 21( 4), 507-523. doi:10.5700/rege543 -
NLM
Shinoda ACM, Tumelero C, Merino MH, Danese AM, Carnauba AAC, Marinho B de L. Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração [Internet]. REGE: Revista de Gestão. 2014 ; 21( 4): 507-523.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.5700/rege543 -
Vancouver
Shinoda ACM, Tumelero C, Merino MH, Danese AM, Carnauba AAC, Marinho B de L. Um estudo sobre a utilização de andragogia no ensino de pós-graduação em administração [Internet]. REGE: Revista de Gestão. 2014 ; 21( 4): 507-523.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.5700/rege543 - Quais obstáculo à adoção do e-commerce pelos internautas?
- Práticas de gestão de pessoas em estúdios de animação brasileiros: primeiros achados
- Vieses comportamentais na decisão de investimentos: um estudo empírico
- Há diferenças nos valores de administradores de empresas que atuam em áreas funcionais distintas?
- Carreiras: novas ou tradicionais? Um estudo com profissionais brasileiros
- Satisfação dos estudantes do PPGA da FEA-USP com relação ao programa
- A saudabilidade como significado-chave dos selos de certificação orgânica para o consumidor
- A certificação de produtos orgânicos e sua credibilidade entre os consumidores
- Benefícios da arquitetura de software orientada a serviços para as empresas: análise da experiência do ABN AMRO Brasil
- O gerenciamento de projetos como fator crítico de sucesso na implementação de e-learning: estudo exploratório
Informações sobre o DOI: 10.5700/rege543 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
2668345.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas