Situação do ensino das práticas integrativas e complementares nos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e medicina (2014)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, MARIA JULIA PAES DA - EE
- Unidade: EE
- Subjects: TERAPIAS COMPLEMENTARES; ENSINO SUPERIOR (ENFERMAGEM); MEDICINA; FISIOTERAPIA
- Language: Português
- Abstract: O objetivo foi analisar a situação do ensino das Práticas Integrativas e Complementares em faculdades de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia no Brasil. A amostra foi constituída de faculdades públicas e a busca de dados ocorreu nos sites das instituições investigadas entre maio de 2012 a março de 2013. Das 209 instituições públicas de ensino superior, somente 43 (32,3%) oferecem disciplinas relacionadas com o tema. Dentre os três cursos, as escolas de Enfermagem oferecem mais disciplinas, seguidas pela Medicina e Fisioterapia; 26,4%, 17,5% e 14,6%, respectivamente. A média da carga horária é de 46 horas e a maioria delas são oferecidas de forma optativa, ficando boa parte dos profissionais de saúde sem nenhuma aproximação acadêmica com esses saberes. As instituições de ensino, que formam profissionais para o mercado de trabalho e para o Sistema Único de Saúde, precisam rever as grades curriculares
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Cogitare Enfermagem
- ISSN: 1414-8536
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 4, p. 741-746, out./dez. 2014
-
ABNT
SALLES, Léia Fortes e HOMO, Rafael Fernandes Bel e SILVA, Maria Julia Paes da. Situação do ensino das práticas integrativas e complementares nos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e medicina. Cogitare Enfermagem, v. 19, n. 4, p. 741-746, 2014Tradução . . Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d3424475-e843-4cf1-9b54-3e7519031d56/SILVA%2C%20M%20J%20P%20da%20doc%20164e.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Salles, L. F., Homo, R. F. B., & Silva, M. J. P. da. (2014). Situação do ensino das práticas integrativas e complementares nos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e medicina. Cogitare Enfermagem, 19( 4), 741-746. Recuperado de https://repositorio.usp.br/directbitstream/d3424475-e843-4cf1-9b54-3e7519031d56/SILVA%2C%20M%20J%20P%20da%20doc%20164e.pdf -
NLM
Salles LF, Homo RFB, Silva MJP da. Situação do ensino das práticas integrativas e complementares nos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e medicina [Internet]. Cogitare Enfermagem. 2014 ; 19( 4): 741-746.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d3424475-e843-4cf1-9b54-3e7519031d56/SILVA%2C%20M%20J%20P%20da%20doc%20164e.pdf -
Vancouver
Salles LF, Homo RFB, Silva MJP da. Situação do ensino das práticas integrativas e complementares nos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e medicina [Internet]. Cogitare Enfermagem. 2014 ; 19( 4): 741-746.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://repositorio.usp.br/directbitstream/d3424475-e843-4cf1-9b54-3e7519031d56/SILVA%2C%20M%20J%20P%20da%20doc%20164e.pdf - Influencia do toque terapeutico e dos florais de bach sobre o crescimento de sementes de feijao
- Percepcao das enfermeiras sobre a comunicacao nao verbal dos pacientes
- Toque e a distancia interpessoal entre enfermeiros e pacientes nas consultas de enfermagem
- Corpo diz o que o doente nao fala
- Ensinando o toque terapêutico: relato de uma experiência
- Idosos asilados - como percebem o toque ?
- Expressoes faciais e emocoes humanas: levantamento bibliografico
- Analise de fatores proxemicos em situacao de pos-operatorio
- O papel da comunicação na humanização da atenção à saude
- A audição musical erudita como cuidado complementar em dor crônica músculo-esquelética
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
SILVA, M J P da doc 164e.... | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas