Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método (2014)
- Autor:
- Autor USP: MORETTIN, EDUARDO VICTORIO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.5007/2175-7976.2014v21n31p50
- Subjects: CINEMA (HISTORIOGRAFIA); PESQUISA HISTÓRICA; ARQUIVOS DE FILMES
- Language: Português
- Abstract: O objetivo deste artigo é o de pensar as questões suscitadas pela pesquisa histórica em cinema, procurando mapear alguns dos problemas trazidos pela acessibilidade plena aos filmes e acervos digitais via Internet, bem como refletir sobre as questões de método implicadas no estudo desta história. Por fim, discutir o valor das imagens em movimento como documento e a sua guarda em arquivos fílmicos brasileiros
- Imprenta:
- Publisher place: Florianópolis
- Date published: 2014
- Source:
- Título do periódico: Revista Esboços
- ISSN: 1414-722X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.21, n.31, p. 50-67, ago. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
MORETTIN, Eduardo. Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método. Revista Esboços, v. 21, n. 31, p. 50-67, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p50. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Morettin, E. (2014). Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método. Revista Esboços, 21( 31), 50-67. doi:10.5007/2175-7976.2014v21n31p50 -
NLM
Morettin E. Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método [Internet]. Revista Esboços. 2014 ;21( 31): 50-67.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p50 -
Vancouver
Morettin E. Acervos cinematográficos e pesquisa histórica: questões de método [Internet]. Revista Esboços. 2014 ;21( 31): 50-67.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.5007/2175-7976.2014v21n31p50 - Cine, música e história: Heitor Villa-Lobos y O descobrimento do Brasil (1937) de Humberto Mauro
- A imagem cinematográfica do passado brasileiro construída pelos imigrantes nas décadas de 20 e 30: adesão ou dissonância?
- O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro
- Diamante bruto
- Visualidades hoje
- Cinema e Estado no Brasil: a Exposição Internacional do Centenário da Independência em 1922 e 1923
- Ver TV debate o enfoque dos programas televisivos sobre história [Entrevista]
- História e documentário
- Cine y estado en Brasil: intervención, censura y producción de imágenes del poder
- O cinema como fonte histórica na obras de Marc Ferro
Informações sobre o DOI: 10.5007/2175-7976.2014v21n31p50 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas