Exportar registro bibliográfico

Proposição e avaliação de um modelo de transmissão de conhecimento coerente com comportamentos observados (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: RINALDI, LUCIENE CRISTINA ALVES - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PSI
  • Assuntos: COMPORTAMENTO SOCIAL; APRENDIZADO COMPUTACIONAL; CONHECIMENTO (TRANSFERÊNCIA)
  • Idioma: Português
  • Resumo: Com o avanço das novas tecnologias, as simulações e os experimentos computacionais são alternativas cada vez mais atraentes para se estudar cientificamente certos princípios de funcionamento de um sistema real. O trabalho foi desenvolvido buscando uma metodologia para encontrar um modelo de transmissão de conhecimento coerente com os comportamentos observados em campo na área de psicologia comportamental que estuda primatas não humanos. O experimento visa apoiar os pesquisadores do Instituto de Psicologia da USP que analisam os processos de aprendizagem de quebra de cocos através da transferência de conhecimento em um grupo de macacos prego que habitam uma ilha no Parque Ecológico do Tiete em São Paulo. O objetivo é o desenvolvimento de um software que funcione como um laboratório de experimentos virtuais para propor e avaliar um modelo de transmissão de conhecimento que analise a influencia das outras atividades diária (periféricas) dos macacos prego em relação a uma atividade específica (quebra de cocos) coerente com os dados observados em campo. Nesta tese, as atividades periféricas são as que não estão diretamente relacionadas com a atividade específica do conhecimento a ser transmitido. Como resultado, o experimento visa comparar o resultado dos dados reais observados com os resultados dos dados simulados. A difusão dos comportamentos ocorre através da rede social que utiliza a proximidade entre os macacos para a sua construção. Quando se realiza a simulação do comportamento social de uma sociedade complexa, é importante ressaltar que isso ocorre sobre um sistema matemático que não é capaz de representar as propriedades mentais de animais, nem a forma fiel do comportamento de uma sociedade.Assim sendo, o comportamento desses animais que são representados por agentes são naturalmente limitados às características retratadas em modelos computacionais, de modo que os modelos mentais dos agentes e os correspondentes comportamentos sociais são naturalmente simplificações da realidade.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.10.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RINALDI, Luciene Cristina Alves. Proposição e avaliação de um modelo de transmissão de conhecimento coerente com comportamentos observados. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-14082015-151058/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Rinaldi, L. C. A. (2014). Proposição e avaliação de um modelo de transmissão de conhecimento coerente com comportamentos observados (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-14082015-151058/
    • NLM

      Rinaldi LCA. Proposição e avaliação de um modelo de transmissão de conhecimento coerente com comportamentos observados [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-14082015-151058/
    • Vancouver

      Rinaldi LCA. Proposição e avaliação de um modelo de transmissão de conhecimento coerente com comportamentos observados [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-14082015-151058/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024