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Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: UGLAR, ANDRÉA MONTEIRO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURA; GEOGRAFIA; ENSINO FUNDAMENTAL
  • Palavras-chave do autor: disciplinas filosóficas; formação docente; licenciatura; Geografia; Educação Básica; teacher education; philosophical disciplines; teacher education programs; Geography; Primary and Secondary Education
  • Idioma: Português
  • Resumo: A presente tese trata-se de um estudo de caso, no qual valemo-nos de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Tendo como objeto de estudo as disciplinas filosóficas do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo (IFSP-SP), objetivamos analisar o papel exercido por estas disciplinas no interior desta Licenciatura para avaliar em que medida elas contribuem no processo formativo de seus estudantes. Para exame dos dados colhidos no IFSP-SP, utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de conteúdo dos questionários aplicados junto a um grupo de professores e estudantes deste Curso. Acreditamos que as disciplinas filosóficas propiciam o desenvolvimento não somente de uma cultura geral, que serve de base para a formação específica do professor de Geografia, mas também uma visão totalizante e o rigor metodológico necessário à compreensão do mundo, do papel do professor de Geografia na Educação Básica e o sentido formativo da Educação, a qual deve promover a humanização, a autonomia e a emancipação, recuperando, portanto, a concepção de uma educação política. Embora tenhamos visto que o Projeto de Curso de Licenciatura em Geografia, a matriz curricular e as disciplinas filosóficas contemplam o que é esperado para uma formação docente de qualidade, verificamos que há um comprometimento da finalidade do Curso em função da grande distância entre o Projeto Pedagógico e o Curso em exercício, o queobstaculariza as contribuições das disciplinas filosóficas, impedindo-as de exercer seu papel no processo formativo dos estudantes
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.09.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      UGLAR, Andréa Monteiro. Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-125459/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Uglar, A. M. (2014). Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-125459/
    • NLM

      Uglar AM. Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-125459/
    • Vancouver

      Uglar AM. Formação inicial de professores: um estudo das disciplinas filosóficas do curso de licenciatura em geografia do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Paulo [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-125459/

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