Vozes docentes: o estatuto do magistério municipal de Diadema (SP) e a qualidade da educação (2014)
- Authors:
- Autor USP: SIMÕES, JACQUELINE DE SOUZA - FE
- Unidade: FE
- Subjects: MAGISTÉRIO; PLANO DE CARREIRA; ENSINO PÚBLICO; POLÍTICA EDUCACIONAL; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
- Keywords: career plan; Diadema; Diadema; Estatuto do Magistério; plano de carreira; qualidade da educação; quality of education; Statute of Teaching; teachers voices; vozes docentes
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa investiga se há correspondência entre a opinião do magistério, do sindicato e da Secretaria de Educação em relação ao seu plano de carreira e à qualidade da educação. O questionamento sobre o silêncio docente em torno de problemas educacionais e uma ampliação da noção de qualidade da educação para o documento que regula a profissão docente basearam o seguinte problema de pesquisa: qual é a correspondência entre a opinião docente e o discurso institucional sobre a relação entre estatuto do magistério e qualidade da educação? A principal hipótese examinada foi a de que não há correspondência entre a opinião do magistério e o discurso institucional sobre aspectos profissionais e a qualidade da educação quando docentes não dominam o discurso e as práticas políticas dos atores que influenciam ou definem as políticas educacionais formuladas para alcançar determinado patamar de qualidade da educação, como é o caso do estatuto do magistério. Para responder ao problema, foram realizados dois procedimentos de coleta de dados: entrevistas com professoras es e análise documental de fóruns virtuais, dos jornais e boletins produzidos pelo Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (Sindema) e das circulares produzidas pela Secretaria de Educação de Diadema. Os resultados da pesquisa mostram que a hipótese não se confirma em sua totalidade, pois há correspondência entre vozes docentes e discurso institucional quando associam qualidade da educação a alguns aspectos doEstatuto do Magistério, sobretudo a remuneração e a evolução funcional. No entanto, não há correspondência entre percepções gerais sobre qualidade da educação entre os atores
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.10.2014
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ABNT
SIMÕES, Jacqueline de Souza. Vozes docentes: o estatuto do magistério municipal de Diadema (SP) e a qualidade da educação. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114736/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Simões, J. de S. (2014). Vozes docentes: o estatuto do magistério municipal de Diadema (SP) e a qualidade da educação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114736/ -
NLM
Simões J de S. Vozes docentes: o estatuto do magistério municipal de Diadema (SP) e a qualidade da educação [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114736/ -
Vancouver
Simões J de S. Vozes docentes: o estatuto do magistério municipal de Diadema (SP) e a qualidade da educação [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09122014-114736/
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