Exportar registro bibliográfico

Mito, Arte e Educação: o imaginário em Harry Potter (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: VALIM, JULIO PANCRACIO - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: ARTES (EDUCAÇÃO); MITOLOGIA; IMAGINÁRIO
  • Palavras-chave do autor: art education; mythology; imaginary; Harry Potter; arte-educação; mitologia; imaginário; Harry Potter
  • Idioma: Português
  • Resumo: Os aspectos próprios aos processos de formação pessoal acontecem, também, em âmbito escolar, entretanto, são mobilizados por instâncias que extrapolam as práticas educativas institucionalizadas. Fundamentados em uma reflexão filosófica sobre as distintas concepções pedagógicas que se articulam em torno de diferentes compreensões da condição humana, procuramos, dessa maneira, articular a função da arte na formulação de conhecimentos aos saberes adquiridos por meio da experimentação do mito. Para tanto, valemo-nos de uma abordagem antropológica do imaginário e seus processos criativos, inspirada no pensamento de Gilbert Durand, cuja configuração nos apresenta os símbolos como uma estrutura sintética, intermediadora das pulsões subjetivas e intimações cósmico sociais, operantes na apreensão criativa de uma determinada realidade, revelando o desenrolar dos trajetos formativos enraizados nos campos da cultura e evidenciando o potencial pedagógico das narrativas ficcionais. Dessa maneira, focalizando os elementos sensíveis envolvidos na prática da educação, concebida em sua realização estética, como propõe Duarte Júnior, elaboramos uma leitura mitohermenêutica de Harry Potter, isto é, uma interpretação dos símbolos dinamizados pela trama mitológica. Este método de leitura foi adotado a fim de darmos forma ao imaginário constituído em torno da saga, delinear uma de suas possíveis significações simbólicas e apontar, junto ao percurso do herói, as transformações existenciais queacompanham a passagem da vivência egocentrada à experiência comunitária
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.09.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VALIM, Julio Pancracio. Mito, Arte e Educação: o imaginário em Harry Potter. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-104552/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Valim, J. P. (2014). Mito, Arte e Educação: o imaginário em Harry Potter (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-104552/
    • NLM

      Valim JP. Mito, Arte e Educação: o imaginário em Harry Potter [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-104552/
    • Vancouver

      Valim JP. Mito, Arte e Educação: o imaginário em Harry Potter [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122014-104552/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024